Hospital Regional participa de estudo internacional sobre Nutrição Parenteral e Enteral | Acontece na Uniube

Hospital Regional participa de estudo internacional sobre Nutrição Parenteral e Enteral

28 de outubro de 26
1 / 3
2 / 3
3 / 3

O Hospital Regional José Alencar, representado pela médica nutróloga Mariana Argente e a nutricionista Elienay Carvalho - supervisora do Serviço de Nutrição, participou do 26º Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, em Brasília, entre os dias 24 e 26/10/2025. Trabalho acadêmico apresentado pelas profissionais no encontro tem divulgação internacional. 


O trabalho apresentado "transforma a maneira de incluir e acolher os pacientes do HRJA", de acordo com a médica Mariana Argente. "É uma alegria imensa ver nosso trabalho sendo reconhecido. Tenho muito orgulho dessa equipe incrível e do modelo de cuidado humanizado que construímos, um trabalho realmente fora da caixinha", disse a médica. Além de parabenizar todos os envolvidos, Mariana dirigiu agradecimento especial aos dirigentes do Hospital, nas figuras do diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Ramos e do gestor Alneir Oliveira, "pelo apoio constante e por acreditarem nas nossas ideias." 


O diretor Frederico Ramos, manifestou que "a equipe está de parabéns e todos seguem fortalecendo o modelo de assistência desenvolvido no Hospital Regional. É uma ação que nos enche de orgulho e nos dá força para continuarmos investindo cada vez mais na qualidade do atendimento aos pacientes." 


Sobre a divulgação, a médica informou a publicação do Estudo Latino-Americano de Nutrição Enteral e Parenteral (ELANPE), na revista Nutrition (Elsevier). "O Hospital Regional José Alencar está entre os hospitais participantes da pesquisa. O estudo transversal, descritivo e multicêntrico reuniu 132 hospitais de 14 países da América Latina, com o objetivo de avaliar a prática da Terapia Nutricional. Estar entre essas instituições representa o reconhecimento do trabalho integrado da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), que transforma o cuidado ao paciente", finalizou. 


A supervisora do Serviço de Nutrição do HRJA, Elienay Carvalho, explicou que a iniciativa envolve um programa que inclui "política institucional de inclusão alimentar para garantir acessibilidade na terapia nutricional hospitalar, especialmente para pessoas com deficiência e seletividade alimentar", explica a nutricionista. "E os resultados mostram avanços na segurança, funcionalidade e bem-estar. É o Hospital Regional José Alencar representando Uberaba com orgulho", completou.