Hospital Regional José Alencar celebra 8 anos com colaboradores
O Hospital Regional José Alencar completou, no último dia 4 de setembro, oito anos de história dedicados ao cuidado em saúde. O aniversário foi celebrado nesta quinta-feira (11) em um encontro especial de diretores, colaboradores e autoridades convidadas. Na ocasião, foi destacada a trajetória da unidade, que já soma mais de 296 mil atendimentos realizados ao longo desse período.
O diretor administrativo da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), entidade responsável pela gestão da unidade hospitalar, Frederico Ramos, destaca: "Apesar de sermos um hospital jovem, já vivemos momentos de grande intensidade. Durante a pandemia de Covid-19, fomos referência para toda a macrorregião e acolhemos pacientes de outros estados, como os nossos irmãos manauaras, quando o sistema de saúde do Amazonas precisou deste apoio".
Ramos lembra também da presença do Regional em momentos de urgência para Uberaba: "recebemos os atendimentos de trauma após a queda do telhado da UPA Mirante e acolhemos nossas crianças no pronto atendimento e na internação pediátrica, quando fomos chamados pelo poder público para mais esta missão". Há dois anos, o hospital abriu suas portas para o público infantil.
O diretor técnico, Diego Amad Reck, assinala: "desde a sua inauguração, em 2017, temos a honra de integrar a gestão do Hospital Regional José Alencar. Hoje, ao completarmos oito anos de história, queremos agradecer a todos que fazem parte desta trajetória e destacar a relevância deste hospital para todo o Triângulo SulU+201D. Em relação a conquistas, Reck acrescenta que U+201Cnada disso seria possível sem a dedicação e o empenho de toda a equipe U+2013 assistencial, administrativa e estrutural U+2013 que, com compromisso e profissionalismo, fez e continua fazendo a diferença. A cada conquista, reforçamos nosso propósito de oferecer saúde de qualidade, sempre com responsabilidade e humanidade".
A superintendente regional de Saúde, Ana Maria Bernardes, presente à reunião, destacou a "capacidade dos profissionais do Hospital Regional de resolver da melhor maneira que podem os desafios que se apresentam a eles". A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltou que "todos os municípios da região sabem a importância do Hospital Regional. Por isso, temos muitos planos para este hospital, por sua grandeza e estrutura". Valdilene estava acompanhada da secretária adjunta de saúde do Município, Eunice Simões.
O encontro com colaboradores foi recheado com música e uma celebração ecumênica, da qual participaram da pastora Regiane Isidoro, a mãe de santo Katia Ângelo de Carvalho (Umbanda) e o padre José Alves Caetano. Um vídeo exibido no encontro mostrou depoimentos de colaboradores dos mais variados setores do hospital.
Trajetória de luta e construção
O Hospital Regional José Alencar iniciou sua história em 4 de setembro de 2017, com a inauguração oficial e a abertura de 20 leitos, marcando o começo de uma jornada dedicada ao cuidado em saúde. Poucos meses depois, em novembro de 2017, o hospital já passava por sua primeira ampliação, chegando a 40 leitos, além de inaugurar dois marcos fundamentais: a UTI-Adulto e o Bloco Cirúrgico, fortalecendo sua capacidade assistencial.
Em dezembro do mesmo ano, uma nova expansão elevou a instituição a 55 leitos, consolidando o crescimento acelerado. Em março de 2018, ocorreu a terceira ampliação, aumentando a capacidade para 60 leitos. Em 2019, iniciou-se o processo de Acreditação Hospitalar Nível I pela ONA, com a visita de diagnóstico. Em julho, houve alteração do perfil assistencial, com o início das cirurgias gerais, ampliando a resolubilidade. Em novembro, o Planejamento Estratégico foi revisado e, em dezembro, os 10 leitos da UTI-Adulto foram credenciados além da conquista da Acreditação ONA Nível I. Em junho deste ano, veio a Recertificação ONA II.
Neste mês de aniversário, o hospital dá mais um passo estratégico com a primeira pesquisa de cultura de segurança do paciente e o início da revisão dos mapas de processos dos setores, assegurando melhorias contínuas.
Balanço da Instituição atualizado nesta semana aponta a realização de mais de 296 mil atendimentos, com mais de 31 mil internações até agosto/2025. Na Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) são 21 mil 930 atendimentos. O Pronto Atendimento Pediátrico soma mais de 84 mil 950 atendimentos, enquanto exames de imagem estão na casa de 199 mil e 500.
Linha do Tempo U+2013 HRJA
2017
Set: Inauguração com 20 leitos
Nov: 1ª ampliação (40 leitos), inauguração da UTI-Adulto e do Bloco Cirúrgico
Dez: 2ª ampliação (55 leitos)
2018
Mar: 3ª ampliação (60 leitos)
Jul: Elaboração do Planejamento Estratégico
Nov: Implantação do Sistema MV
2019
Mar: Início do processo de Acreditação ONA I
Jul: Início das cirurgias gerais
Dez: Credenciamento da UTI-Adulto e conquista da Acreditação ONA I
2020
Fev: 4ª ampliação (75 leitos)
Mar: Referência para Covid-19
Out: Manutenção ONA I
Nov: Retorno parcial das atividades não Covid
2021
Jan: Atuação exclusiva em Covid-19
Abr: Política de Compliance e Canal de Denúncias
2022
Abr: Fim dos atendimentos de Covid-19
Nov: Recertificação ONA II, início do COT - Central de Ortopedia e Traumatologia
2023
Jun: Recertificação ONA II, início da Pediatria
2024
Out: Projeto Troca de Ideias com a Comunidade
Dez: 1.000 vidas impactadas com a NoHarm e novo Planejamento Estratégico 2025U+20132029
2025
Abr: Evento Abril pela Segurança do Paciente Jun: Recertificação ONA II
Set: 1ª pesquisa de cultura de segurança do paciente e início da revisão dos processos Atualmente: o HR tem 134 leitos (13 pediátricos, 48 cirúrgicos, 43 clínicos e 30 de UTI) e oferece serviços de pronto atendimento pediátrico, pronto-socorro via regulação e pronto-socorro ortopédico.