Hospital Regional inaugura pronto-socorro infantil
A equipe conta com 115 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais, e todos são da gestão Uniube
O Hospital Regional José de Alencar (HRJA) inaugurou na nesta segunda-feira, 19, o pronto-socorro infantil, que tem o objetivo de reforçar o atendimento pediátrico de pacientes de Uberaba e da microrregião. A equipe conta com aproximadamente 115 colaboradores, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais. O novo serviço disponibilizará 37 leitos pediátricos no Hospital Regional, sendo 12 para observação de casos recebidos no pronto atendimento, e 25 para assistência a pacientes que necessitem de internação.
"Foi solicitado para que fizéssemos a implantação de um novo pronto atendimento pediátrico 24 horas, e uma retaguarda de enfermaria para média complexidade, somente pra doenças de clínica médica. Não temos enfermaria aqui para cirurgias, para casos emergenciais, isso continua com o Hospital de Clínicas da UFTM. O serviço é cem por cento porta aberta, a mãe vai chegar com a criança, e com a abertura de ficha, ele passa por uma triagem da enfermagem, e ali vai ser classificado se tem alguma gravidade, se ele precisa ter prioridade no atendimento. Utilizamos o protocolo de Manchester pela enfermagem, para adequar o atendimento mais rápido. Após passar pelo pronto atendimento, pelo atendimento médico, se for necessário algum exame já é solicitado, se for só uma consulta com tratamento medicamentoso ele vai pra casa, e se precisar de internação, inserimos ele no sistema, NIR (Núcleo Interno de Regulação), e a prefeitura encaminha para alguma unidade hospitalar que tenha internação pediátrica, inclusive o Hospital Regional também vai contar com uma ala para internação", conta o diretor técnico do HRJA, Diego Amad Reck.
A equipe conta com 115 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais, e todos são da gestão Uniube. "Uberaba contava com apenas uma porta de atendimento pediátrico na cidade. O município fez esse projeto em parceria com o Hospital Regional e a Sociedade Educacional Uberabense, e vão ser 12 leitos de observação, 25 leitos de internação, mais as consultas pediátricas de pronto atendimento na porta. A criança que precisar de algum atendimento pode vir no hospital e vai ser atendido de forma espontânea. Dos 115 colaboradores, todos são da gestão Uniube, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, além de uma equipe médica que foi contratada pela FUNEPU", finaliza o diretor administrativo do HRJA, Frederico Guglielmi Ramos.