Hospital Regional comemora 7 anos de atendimentos a pacientes de Uberaba e região
O Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva (HRJA) celebrou, na última sexta-feira (6), 7 anos de atendimentos e assistência de qualidade a pacientes de Uberaba e região. A cerimônia foi realizada no anfiteatro da unidade e reuniu a diretoria técnica, administrativa, profissionais da saúde e demais colaboradores.
O evento incluiu a apresentação musical de integrantes do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e a participação de representantes religiosos do Espiritismo, Catolicismo e Evangelismo, que abordaram a fé e a importância da atividade em equipe na recuperação dos pacientes.
O diretor administrativo, Frederico Guglielmi Ramos, destacou o trabalho de referência que o HRJA realiza via SUS para a população. "Nunca entendi essa distinção entre SUS e convênio, sendo que o tratamento é o mesmo. Isso não faz sentido. Aqui no Hospital Regional, pude, junto com todos vocês, perceber que é possível oferecer um atendimento de excelência, independente da forma de pagamento. Conquistar isso juntos me deixa muito feliz", comenta.
O gerente administrativo, Gustavo Silva Stark, relembrou o papel fundamental do hospital durante a pandemia de Covid-19. "Mesmo nos momentos mais difíceis, nunca desistimos. Lembro-me em especial do dia em que chegaram os primeiros pacientes com o vírus, a tensão, ansiedade e medo pairavam nos corredores. E, ainda assim, perseveramos. Diversas mudanças e medidas foram implementadas. Nossas equipes deram tudo de si, e o resultado foi uma assistência de qualidade que salvou inúmeras vidas. Chegamos a receber pacientes de Manaus, em reconhecimento à nossa importância e relevância nesse combate", pontua
O diretor técnico, Diego Amad Reck, ressaltou a união entre os colegas de trabalho. "Tenho que agradecer muito aos amigos que fiz aqui. É emocionante ver o hospital completar 7 anos com essa projeção. Sempre digo que devemos tratar cada pessoa como se fosse nosso parente. Minha avó, por exemplo, foi atendida aqui e acolhida de forma exemplar, sem que eu precisasse dizer que era minha avó. Agradeço a todos que fazem parte dessa equipe. O HRJA só existe graças à presença e colaboração de vocês", completou.
Estrutura e atendimentos
O Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva foi inaugurado em setembro de 2017, com 20 leitos em funcionamento. Dois meses depois, foi ampliado para 40 leitos e inauguradas a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto e o Bloco Cirúrgico. Atualmente, o hospital é referência na Macrorregião do Triângulo Sul para atendimento de média complexidade nas especialidades de ortopedia, clínica médica, cirurgia geral e tomografia para AVC fora da janela de tratamento, no âmbito do SUS.
A unidade também conta com Pronto Atendimento Infantil, inaugurado em 19/06/2023, para acolher crianças de 0 a 12 anos, com 13 leitos e atendimento 24 horas. O pronto atendimento de ortopedia é voltado para pacientes referenciados nas áreas de ortopedia e traumatologia, encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), Corpo de Bombeiros Militar, SAMU e equipes de resgate das concessionárias de rodovias.
Pâmela Rita