Gestor dos cursos de Agronomia e Agronegócio em Uberlândia ministra palestra sobre Agricultura Sustentável | Acontece na Uniube

11 de julho de 24

O gestor dos cursos de Agronomia e Gestão do Agronegócio em Uberlândia, Fabrício Pelizer, ministrou uma palestra sobre Agricultura Sustentável durante a 4ª Semana do Produtor Rural. O evento ocorreu no dia 03 de julho, no campus Via Centro - Uberlândia, e reuniu gestores de agroindústrias, consultores e estudantes da área de agrárias. Os alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia do polo Uberlândia marcaram presença e aproveitaram bastante o ciclo de palestras.

"A palestra foi provocativa no sentido de apontar caminhos técnicos para avançarmos na Agricultura Sustentável. Abordamos os princípios dessa agricultura, trouxemos um painel das metas do Plano ABC+, seus desdobramentos para as áreas de interesse da agricultura e pecuária, e refletimos sobre as questões de financiamento e investimento nessas modalidades. É um tema muito atual, já que dentro do Plano ABC+, que está em vigor com as metas de 2020 a 2030, a meta é diminuir cerca de 1,1 bilhão de toneladas de CO2eq no setor agropecuário, ou seja, sete vezes mais que a primeira década do plano (2010-2020). Então, tecnicamente, há muito o que contribuir nas práticas de recuperação de pastagens degradadas, ampliação da adoção do Sistema de Plantio Direto (SPD) e Sistemas de Integração (SAF e ILPF), uso de bioinsumos, manejo de resíduos da produção animal e terminação intensiva de animais", explica Pelizer.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro