Gestor do curso de Agronomia em Uberlândia participa do 21º Congresso Nacional do Meio Ambiente
O gestor do curso de Agronomia da Universidade do Agro de Uberlândia , Fabrício Pelizer, participou do 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado de 23 a 26 de outubro em Poços de Caldas - MG. O tema central do congresso, "Extremos Climáticos: impactos atuais e riscos futuros", fomentou um amplo debate sobre os desafios ambientais globais que impactam diretamente as pessoas, cidades e a economia, especialmente no setor agrícola. Aproximadamente 800 congressistas participaram de ações de extensão, minicursos, painéis e conferências ao longo dos quatro dias de evento.
"Com o aumento de eventos climáticos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas, a agricultura enfrenta novos obstáculos que comprometem tanto a produtividade quanto a segurança alimentar. Durante o congresso, enfatizou-se a importância de estratégias de adaptação e resiliência para minimizar os impactos desses fenômenos, especialmente em regiões dependentes da agricultura familiar e de pequenos produtores, como no Brasil. Ministrei o minicurso "Pesquisa Qualitativa nas Ciências Agrárias" no dia 23, abordando a importância da metodologia qualitativa na compreensão dos impactos ambientais nas práticas agrícolas. Já no painel sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 - "Ação contra a Mudança Global do Clima", no dia 25, discutimos políticas de adaptação climática e seu impacto na resiliência agrícola, integrando estratégias nacionais e medidas de mitigação, especialmente para a agricultura familiar no Brasil", relata o gestor do curso de Agronomia da Universidade do Agro em Uberlândia, Fabrício Pelizer.
O gestor também apresentou dois trabalhos: "Qualidade Estrutural do Solo em Diferentes Sistemas Agrícolas", em parceria com a aluna do PPGEQ/MP, a engenheira ambiental Lourena Rios Tibery, que destacou a eficácia dos sistemas conservacionistas na preservação da estrutura do solo, fundamental para a sustentabilidade agrícola; e "Resiliência Climática e Sustentabilidade Produtiva na Agricultura Familiar", em parceria com a aluna de Agronomia EAD, Janaína Oliveira Sousa, e a Profª Drª Juliana Faria dos Santos, da Universidade do Agro - Uniube. Este último trabalho focou na adaptação dos pequenos produtores de Uberlândia às mudanças climáticas, abordando desafios como insegurança hídrica e perda de biodiversidade, e reforçou a importância de políticas públicas e práticas conservacionistas.
"Este congresso foi uma oportunidade ímpar para articularmos práticas científicas e conhecimentos locais sobre sustentabilidade. As discussões e estudos apresentados deixaram claro que, para avançarmos na resiliência climática da agricultura familiar, precisamos de uma abordagem integrada e de políticas de apoio eficazes que considerem saberes e práticas agrícolas locais como suporte às questões globais. Foi inspirador ver o compromisso dos participantes em buscar soluções adaptativas que respeitem tanto a ciência quanto a realidade local, além da participação de estudantes e pesquisadores de todo o país e do exterior no evento", finaliza Pelizer.
Carolina Oliveira | Universidade do Agro