Gestor das Engenharias de Produção Uniube publica 8º livro neste mês | Acontece na Uniube

Gestor das Engenharias de Produção Uniube publica 8º livro neste mês

27 de outubro de 21

O gestor dos cursos de Engenharia de Produção Presencial e EaD da Uniube, Wagner Cardoso, lançou, na última semana, o livro Planejamento e Controle da Produção (PCP): a teoria na prática. A obra é a oitava produção do professor e tem o objetivo de levar conhecimento sobre PCP utilizado em empresas brasileiras e mundiais. O livro está disponível pelo site da editora Blucher, pelo link:https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/planejamento-e-controle-da-producao-pcp-1849

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) tem o propósito principal de alinhar a capacidade produtiva à demanda dos clientes para reduzir sobrecargas, subcargas e ociosidades e, consequentemente, custos da operação. "É o coração de indústria, pois nada se produz e nada se compra sem o PCP liberar ordens. Com a implantação correta do PCP, a empresa ganha em agilidade e flexibilidade nas respostas ao mercado, organização do fluxo de materiais e informação, além da execução eficiente dos processos produtivos e de suprimentos, maior controle e monitoramento do que foi previsto comparativamente ao que está sendo realizado, entre outros pontos importantes para uma gestão eficaz e eficiente da organização empresarial como um todo", explica Wagner.

Com a importância deste planejamento em mente, foi que o professor decidiu escrever a obra, que é dividida em 14 capítulos. "Este livro era um projeto que sempre tratei com imenso carinho e dedicação, fruto de anos de pesquisa e trabalho de campo. Espero que ele alcance todos os quatro cantos deste país e que seja demandado internacionalmente também, como dois outros livros meus já são. A aplicabilidade deste livro é extremamente ampla, é de leitura obrigatória para cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Industrial, Administração de Empresas, Gestão Industrial, Gestão da Produção, Logística e quaisquer cursos de graduação e pós-graduação nestas áreas", destaca o gestor.

Wagner possui graduação em Engenharia de Produção, especialização em Docência Universitária, mestrado em Engenharia de Produção e atualmente é Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Na Universidade, já orientou mais de 150 trabalhos de conclusão de curso e participou como docente da formação de 25 turmas. Ele é autor de mais sete livros voltados para profissionais das engenharias, sendo: Engenharia de Métodos e Produtividade; Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) para Hospitais; Gestão de Processos e Operações; Simulação Aplicada à Logística; Controle e Confiabilidade do Processo; Auditoria da Qualidade e Normas e Processos de Certificação.

"Lançar mais um livro é poder contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico brasileiro, levando aos leitores tanto a teoria quanto a aplicação prática das ferramentas do PCP, tão importantes para quaisquer empresas que tenham processos produtivos, ou seja, a imensa maioria das empresas existentes hoje no mercado. Um dos papéis do Engenheiro é trabalhar pela e para a ciência, potencializando seu alcance, contribuindo para a sociedade de forma responsável e ética e motivando o investimento particular, empresarial e governamental na educação e na ciência", finaliza.