Gerente clínico do HVU participa do 3° SIMBEA e do 3° Encontro da CARE
O gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), professor Cláudio Yudi, ministrou a palestra "Moralidade Ética em Bem-Estar Animal Único: Avaliando os Projetos de Controle Populacional de Cães e Gatos", no 3º Simpósio Mineiro de Bem-Estar Animal (SIMBEA), que ocorreu no dia 27 de outubro, durante a 9ª edição da ExpoVet em Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV).
"A ExpoVet é uma feira de negócios para profissionais do segmento pet, contando com a participação de lojistas, pet shops, médicos veterinários, clínicas, criadores, ONGs e estudantes de medicina veterinária. O SIMBEA é um simpósio mineiro de bem-estar animal realizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais, que ocorre na ExpoVet. O evento aconteceu em dois dias, e minha participação ocorreu no primeiro dia, com uma discussão sobre políticas públicas. Foi um evento crucial para discutir o bem-estar animal, considerando a existência da comissão de bem-estar animal no conselho. O foco principal foi o aprimoramento da divulgação do manejo para os profissionais que lidam com cães e gatos, abordando, sobretudo, políticas públicas e manejo populacional desses animais, além do bem-estar animal. O evento foi um sucesso, contando com a presença de médicos veterinários e docentes da área de medicina veterinária", comentou o gerente clínico do HVU, professor Cláudio Yudi.
Além disso, participou do 3º Encontro da CARE - Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual do Hospital de Clínicas da UFTM. O gerente clínico ministrou a palestra "Saúde Mental e Espiritual dos Profissionais da Saúde na Área Hospitalar" no dia 24 de outubro, em Uberaba. "O encontro teve como objetivo discutir sobre saúde e espiritualidade, principalmente no ambiente hospitalar humano. Como sou voluntário, fui convidado para falar sobre a importância da saúde e da espiritualidade dos colaboradores, enfatizando o valor do trabalho laboral. Destaquei a importância de a espiritualidade servir como uma fonte ou uma forma de apoio para que os colaboradores, em qualquer hospital, incluindo os veterinários, tenham maior facilidade e capacidade de enfrentar os problemas. A espiritualidade proporciona uma melhor capacidade para lidar com os problemas, especialmente em saúde, em que lidamos com pacientes doentes e seus familiares, e muitas vezes enfrentamos situações de óbito. A ênfase foi na espiritualidade e na importância de toda a equipe multiprofissional, não apenas médicos e enfermeiros, mas também em encorajar toda a equipe a buscar a espiritualidade", conclui Yudi.