Formação jurídica da Uniube acompanha demandas do mundo digital
A comissão de juristas responsável pela atualização do Código Civil, no Senado Federal, alcançou um marco significativo neste mês, com a aprovação do relatório prévio para a inclusão do Direito Digital na legislação brasileira. Essa decisão reflete o reconhecimento da necessidade de adaptação do ordenamento jurídico às transformações trazidas pela era digital e das atualizações curriculares para que a formação acadêmica acompanhe essas mudanças.
O Direito Digital se concentra nas questões legais relacionadas ao mundo digital e à tecnologia da informação. Ele abrange uma ampla gama de áreas, desde a proteção de dados pessoais até a regulamentação de transações comerciais online, passando pela governança da internet e os crimes cibernéticos.
"Em um mundo cada vez mais permeado pela tecnologia, o Direito Digital emerge como um campo fundamental para compreender e regular as relações jurídicas no ambiente virtual. Para entendermos melhor a importância dessa atualização, debatemos com especialistas e acadêmicos, destacando a relevância da inclusão do Direito Digital na grade curricular das universidades", explica a diretora do curso de Direito da Uniube Uberaba, Andréa Fabri.
O Direito Digital é essencial na era da informação, por isso, diante do crescimento das demandas relacionadas ao mundo digital, é de extrema importância que as instituições do ensino jurídico acompanhem essas mudanças. "Para o profissional do Direito, compreender as nuances do Direito Digital não é mais uma opção, mas sim uma necessidade imperativa", continua.
A Uniube reconhece essa importância e já incorpora o Direito Digital na grade curricular do curso. "A Uniube se destaca por ter uma abordagem proativa na atualização do currículo e na integração de temas emergentes, como o Direito Digital. Além da inclusão de disciplinas específicas, a Universidade promove eventos como palestras e congressos, que permitem aos alunos se manterem atualizados sobre as últimas tendências e desafios enfrentados no mundo jurídico digital", finaliza.