Fisioterapia Uniube irá debater os impactos do puerpério, aleitamento materno e ações do Outubro Rosa no III Congresso de Saúde
O curso de Fisioterapia da Uniube participará do III Congresso de Saúde, e promoverá debates sobre os impactos do puerpério na saúde mental da mulher, com destaque para o aleitamento materno e as ações de prevenção do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o diretor da graduação, André Jerônimo, os temas escolhidos refletem o compromisso da Fisioterapia em compreender a mulher de forma integral, ao integrar aspectos físicos, emocionais e sociais que permeiam o ciclo da maternidade. "O puerpério é uma fase de intensas transformações corporais e psicológicas, em que a atuação fisioterapêutica é essencial para a recuperação funcional, qualidade de vida e bem-estar. Nosso intuito é ampliar o conhecimento dos futuros fisioterapeutas e destacar o nosso papel na promoção e prevenção em saúde", explica.
O professor também destacou a relevância de incluir o aleitamento materno e as pautas relacionadas ao câncer de mama nas discussões. "Abordar o aleitamento dentro da perspectiva fisioterapêutica é fundamental para fortalecer o cuidado integral à mulher. Atuamos na prevenção e no tratamento de disfunções musculoesqueléticas, como dores posturais e alterações mamárias, além de auxiliar na reeducação postural e no manejo do estresse físico e emocional desse período. Alinhado a isso, decidimos incluir as ações do Outubro Rosa, que reforçam o nosso objetivo de promover o autocuidado e a valorização da saúde feminina", pontua.
Pâmela Rita