Extensão Uniube seleciona 5 projetos para distribuição de bolsas | Acontece na Uniube

Extensão Uniube seleciona 5 projetos para distribuição de bolsas

24 de março de 21

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Propepe) da Universidade de Uberaba (Uniube) selecionou, pela primeira vez, cinco projetos para a distribuição de bolsas de extensão. A iniciativa tem o objetivo de criar condições para o aprofundamento de ações vinculadas a programas/projetos desenvolvidos pela Uniube dentro e fora da Instituição.

As bolsas possuem um valor de R$200 cada e foram destinadas a programas que possuem duração de 24 meses e projetos de 11 meses. "Esta conquista é um estímulo a mais aos alunos extensionistas que têm construído, junto aos seus orientadores, um vínculo com a comunidade a partir das ações realizadas.  A distribuição de bolsas cria condições para o aprofundamento na dedicação das ações extensionistas desenvolvidas pela Uniube no âmbito da própria Universidade e fora dela. Aos alunos selecionados será proporcionado incentivo para participação efetiva no Programa/Projeto, visando contribuir para a qualidade na sua formação acadêmica", pontua a coordenadora da Extensão Uniube, Maria Theresa Cerávolo Laguna.

Foram selecionados os projetos: Atenção Integral ao Diabético; Amizade Compatível; Rede de Leituras; Fiel Camarada e Veredas. "O oferecimento de bolsas para alunos integrantes de projetos de extensão é uma iniciativa extremamente importante no sentido de incentivo a este tipo de atividade universitária. A extensão, juntamente com o ensino e a pesquisa, é um pilar de sustentação da Universidade, assim, precisa usufruir de incentivos para firmar seu papel social. Nesse sentido, afirmo que ficamos honrados com concessão de uma bolsa que será destinada a um de nossos alunos, após criteriosa seleção", enaltece a coordenadora do projeto Veredas - remição de pena pela leitura, Thaísa Haber Faleiros.

Os orientadores do projeto Fiel Camarada, Isabel Rodrigues Rosado e Endrigo Gabellini Leonel Alves, e o coordenador do projeto Ian Martin ressaltam que ficaram honrados por serem agraciados com a bolsa, entendendo como um reconhecimento de muito trabalho. "Com a bolsa, os alunos têm a possibilidade de levar o conhecimento adquirido no meio acadêmico para a população e aprender com as demandas da comunidade. Além disso é a oportunidade de perceber os questionamentos e a realidade da região. Por meio do projeto, o aluno pode pôr em prática os conhecimentos e retribuir a oportunidade de estudar e adquirir conhecimento", pontua o professor Ian.

A expectativa para o próximo ano é abrir novo edital do Programa de Bolsas de Extensão da Universidade de Uberaba - PIBEX/Uniube, constituindo, assim, um ciclo de oferta de bolsas para novos alunos e renovação das existentes.