Extensão: Uniube promove curso sobre o programa GraphPad Prism | Acontece na Uniube

Extensão: Uniube promove curso sobre o programa GraphPad Prism

30 de agosto de 19

A Extensão da Universidade de Uberaba promoveu o curso básico de Estatística - usando o GraphPad Prism. Ele foi ofertado para professores e alunos dos Programas de Pós-graduação da Universidade e teve o objetivo de capacitar esse público para a utilização de um dos programas mais utilizados em laboratórios.

De acordo com o coordenador de projetos e pesquisas da Uniube e do curso, Geraldo Thedei Jr, a ferramenta GraphPad Prism é interessante, principalmente, para estudantes de pós-graduação durante o desenvolvimento de pesquisas. “O projeto de pesquisa se inicia com o delineamento experimental, e o planejamento estatístico faz parte desse delineamento. Uma amostra errada, insuficiente, não representa a população que se quer estudar, em qualquer área da pesquisa”, afirma o coordenador de Projetos e Pesquisas da Uniube e do curso, Geraldo Thedei Jr.

Para a professora do curso, Patrícia Kellen Martins de Oliveira Brito, o curso trata-se de um treinamento prático. “O curso de bioestatística computacional aplicado ao software de GraphPad Prism é voltado a aplicações de diferentes testes estatísticos a partir de exemplos cotidianos de uma rotina laboratorial e de outras diferentes áreas biológicas”, explica.

O curso teve duração de oito horas e vagas limitadas. “Eu gostei muito, pois pude adquirir muito conhecimento, isso enriquecerá muito o projeto que estou realizando para o Mestrado. Foi muito proveitoso. O programa Prism abrange várias áreas assim como a minha e outras. Ele é bastante proveitoso”, finaliza a participante do curso, Juliana Gonzaga da Silva.