Extensão em Educação e Saúde realiza treinamento no CAPS | Acontece na Uniube

Extensão em Educação e Saúde realiza treinamento no CAPS

12 de junho de 19

Os alunos do projeto de extensão Educação em Saúde realizaram, em parceria com a Liga Multiprofissional de Psiquiatria, um treinamento de educação permanente em manejo de agitações psicomotoras para profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Luiza Casaburi, a iniciativa foi um pedido dos próprios profissionais do CAPS, que recebem uma demanda alta de pacientes com agitação psicomotora e que demandam contenção física. Para ela, um dos aspectos mais interessantes foi que os próprios alunos envolvidos ministraram o treinamento. “Com isso, eles tiveram a oportunidade de trabalhar suas habilidades de comunicação e de construção de conhecimento coletivo”, analisa a professora.

Marcela Sabino, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), avalia a experiência de ter o treinamento ministrado pelos próprios alunos como algo muito interessante pois, para ela, a inserção do aluno nessa realidade é imprescindível para que ele tenha uma ótica realista do contexto. “Isso possibilita ao aluno a oportunidade de expandir seus conhecimentos, associando teoria à prática. Sem contar que o ensejo fomenta o entendimento da saúde como um conceito complexo, que demanda a atuação conjunta e articulada de profissionais de diferentes áreas para que o sujeito possa ser visto de forma integral.”.