Ex-alunos da Uniube são classificados para final da copa do mundo de jogos digitais
Os egressos do curso de Jogos Digitais da Uniube, Caio Flavio Almeida, João Vitor Duarte, Maycon Pimenta e a aluna do 3º período, Patrícia Gabriela, foram classificados para a fase final do Game Jam+. A maratona, realizada de forma remota, reuniu desenvolvedores para criação de protótipos de jogos no período de 54 horas.
O Game Jam+ é promovido anualmente em mais de 30 cidades do Brasil e em países como México, Portugal, Índia, Argentina, entre outros. O campeonato conta com quatro fases e tem o objetivo de fomentar a indústria nacional de economia criativa com novos jogos e empresas.
A equipe, intitulada “Remix”, criou o jogo de plataforma "Bright Soul". A ideia surgiu devido à experiência dos integrantes nessa categoria. “A proposta era fazer um jogo de plataforma que fosse minimalista e que a arte fosse composta, majoritariamente, por formas geométricas. Desse modo, poderíamos dedicar mais tempo polindo o projeto e fazendo com que ele fosse mais agradável de se jogar”, comenta o ex-aluno João Vitor.
Para a estudante do 3º período, a oportunidade de se relacionar com ex-alunos foi uma aprendizagem. “Por não ser muito próxima da equipe, nas primeiras horas fui me adaptando até conseguir fazer os programas. O diferencial desse evento é justamente poder se relacionar com pessoas que trabalham na área e exercer tudo que você está aprendendo em uma competição de pura adrenalina”, diz Patrícia.
Segundo o organizador regional do evento, Caio Melo, a primeira fase corresponde ao desenvolvimento do jogo; a segunda, à mentoria e aceleração; a terceira, à seleção dos melhores jogos de cada continente e a quarta é a etapa final, na qual são definidos os melhores jogos de cada categoria.
A coordenadora da Unitecne, a incubadora de negócios da Uniube, Dionir Andrade, ressalta a importância da relação entre Universidade e empresa. “Nessa maratona, foi fundamental a parceria com o Sebrae, empresas de TI e o ecossistema ZebuValley. A área de games está em processo contínuo de crescimento, e para o desenvolvimento, são necessários novos empreendimentos com tecnologias inovadoras”, destaca.
Para o coordenador do curso de Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luiz Paiva, competições como o Game Jam+ propiciam inúmeras vantagens aos alunos. “Oportunidades como aprimoramento de habilidades em desenvolvimento de jogos, expansão dos conhecimentos sobre marketing, lançamento de produtos e networking com mentores, desenvolvedores e empreendedores do universo dos games”, conclui.