Ex-aluno de Psicologia da Uniube é aprovado em doutorado da USP | Acontece na Uniube

Ex-aluno de Psicologia da Uniube é aprovado em doutorado da USP

25 de janeiro de 22

O egresso do curso de Psicologia da Uniube, Ettore Scalon, foi aprovado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social  - doutorado - da Universidade de São Paulo (USP). Ettore, que atua como preceptor na clínica de Psicologia da Universidade, já fazia parte do programa como aluno especial da disciplina "A questão do grupo: teoria e técnica" e agora passa a integrá-lo com um projeto de pesquisa e orientador.

O processo seletivo do Doutorado em Psicologia Social da USP aconteceu em duas etapas, sendo a primeira por meio de uma avaliação de projeto de pesquisa e currículo e a segunda através de avaliação da prova de arguição, defesa do projeto com dois professores do programa. "Foram aprovados os candidatos que obtiveram nota superior a 7 em ambas as etapas, não havendo classificação, apenas candidatos aprovados. Fiquei muito feliz com a aprovação como aluno regular, pois é a melhor universidade do país, com professores que são referência nacional e internacional em diversos temas, inclusive no que me proponho a pesquisar. Essa conquista foi possível graças ao professor e amigo Gregório Kazi, tanto a construção do projeto quanto a entrada no doutorado", explica o egresso.

Como aluno regular, Ettore passa a ser vinculado ao programa de Pós-graduação com um projeto de pesquisa e orientador. "O aluno especial não possui vínculo, ou seja, cursa apenas a disciplina que escolheu na inscrição. Neste momento, com a aprovação para aluno regular, meu foco é desenvolver minha tese de doutorado e construir algo que seja significativo para a área. Meu projeto de pesquisa contempla duas áreas de grande importância em minha vida acadêmica e profissional, a Esquizoanálise, de Deleuze e Guattari, e a Teoria de Grupos, de Pichon-Rivière, que são temas cada vez mais estudados não só no Brasil, mas no exterior também."

Outra contribuição que o ex-aluno afirma ter sido importante foi a Iniciação Científica, feita durante a graduação. Para ele, a área da pesquisa exige que o estudante tenha muita curiosidade. "É preciso buscar, ir além do que já está posto. Eu sempre sugiro que cada vez mais os alunos busquem ampliar seus conhecimentos, sua leitura, busquem questionamentos, discussão de ideias junto aos professores, que têm muito a oferecer, que tentem ampliar sempre a dimensão teórica e prática da sua atuação profissional assim como a questão metodológica.", finaliza Ettore.