Ex-aluno da Uniube vai apresentar o Jornal Nacional da Globo

25 de julho de 19
1 / 2
2 / 2

Para comemorar os 50 anos do Jornal Nacional, a Rede Globo selecionou jornalistas de 26 Estados mais o Distrito Federal para ocuparem, por um sábado, a função de William Bonner e Renata Vasconcellos. O ex-aluno de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Fábio William, de 53 anos, formado em 1987, foi um dos escolhidos. Ele vai representar a região de Brasília na bancada do JN, onde atua como editor-chefe e âncora do DF1, telejornal local da Globo na capital federal.


Fábio iniciou a carreira na Rádio Sete Colinas AM quando ainda estava no segundo semestre da universidade. Um ano depois, começou a trabalhar na TV Uberaba, afiliada da extinta Rede Manchete. Mais tarde, foi para Brasília, com passagens nas TVs Record, Bandeirantes e Apoio. Também atuou por 20 anos como locutor de rádio, ganhando importantes prêmios e títulos por causa da boa atuação.


Desde 1996, ele está na Globo, na qual já atuou como repórter de política e fez coberturas de fatos importantes para todos os telejornais da emissora. Em 2011, tornou-se editor-chefe e âncora do DF1, substituindo o jornalista Alexandre Garcia. Desde 2013, faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Hoje,  aos sábados, nas folgas de Donny de Nuccio e Sandra Annenberg.


Na opinião da coordenadora do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Audiovisual da Uniube, Celi Camargo, ex-colega de universidade dele, Fábio é uma inspiração para os alunos. “Para nós que estamos à frente do curso de Jornalismo, e sabemos da responsabilidade de formarmos bons profissionais, o Fábio William é um dos nomes que muito nos inspira. Afinal, ele saiu dessa universidade, na década 80, e trilhando caminhos com a sua competência, chegou aonde está hoje. Ele é uma pessoa muito competente naquilo que faz e está sempre disponível a nos responder. Então, para nós do Jornalismo, ele é motivo de orgulho. Estar sentado na bancada do JN é, simplesmente, um reconhecimento da competência dele”, afirma Celi.


Fábio William é filho do policial militar José Divaldo Silva e da dona de casa Tereza Rodrigues Silva. Ambos moram em Uberaba. Em depoimento ao projeto Memória Globo, Fábio William contou a trajetória profissional dele. Para ler, clique aqui.


O rodízio especial de apresentadores do Jornal Nacional começará no dia 31 de agosto, mas a data de estreia de Fábio na bancada ainda não foi divulgada.