Ex-aluna de Medicina da Uniube é aprovada em residência de Medicina Esportiva | Acontece na Uniube

Ex-aluna de Medicina da Uniube é aprovada em residência de Medicina Esportiva

27 de fevereiro de 23

A egressa do curso de Medicina da Uniube, Alice Dutra, foi aprovada na residência em Medicina Esportiva na Unifesp.  A preparação para o processo seletivo começou no quinto ano do curso de Medicina. "Eu comecei a estudar mesmo ainda sem ter certeza de qual especialidade eu ia prestar e eu me dedicava aos estudos do cursinho e da universidad", afirma a estudante. A residência terá início no próximo mês, em São Paulo.

Foram três anos de estudo, de embasamento teórico e prático para um bom resultado no processo seletivo da residência escolhida. Durante o processo, a ex-aluna da Uniube passou por uma série de concursos de primeira e segunda fases, além de entrevistas.  "O dia da minha aprovação foi de muita reflexão pra mim, porque foi quando eu tive a certeza de que a determinação, aprender com os nossos erros, acreditar nos seus sonhos e estar próximo de pessoas boas, tudo faz você chegar onde você quiser. O que antes pra mim era muito distante, naquele dia se tornou realidade e foi um dos melhores dias da minha vida", destaca a aluna

No ano passado, a Uniube divulgou a disponibilização de mais aulas de Medicina Esportiva durante a graduação. Por meio dessa reformulação curricular, a Uniube passou a ser uma das poucas universidades do país a ofertar um componente completo da área para graduandos. "Eu fui exposta à Medicina Esportiva no meu último período da universidade, por meio do professor, ortopedista e médico do esporte, referência na área em todo país, José Martins. Hoje, eu vejo que existem inúmeras iniciativas por parte da Universidade para que essa especialidade seja reconhecida, seja por meio da liga de medicina, seja por outras ações. Eu acredito realmente que é uma coisa que precisa ser cada vez mais fortalecida, trazer a ortopedia cada vez mais cedo para os graduandos da área", complementa.

Além dos estudos constantes, a egressa também participou de inúmeros projetos na Universidade para estar cada vez mais qualificada para a residência. "Eu sou muito grata por todas as oportunidades que a Uniube me proporcionou. Aqui, eu tive a oportunidade de participar de livros, de fazer projetos de extensão, iniciação científica com bolsa, publicar trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e isso com certeza fez toda diferença pra minha aprovação. Com o currículo que a Uniube me proporcionou, eu consegui tirar notas excelentes nas entrevistas, mesmo vindo de uma universidade do interior em uma universidade em São Paulo, eu pontuava com ótimas notas, o que fez total diferença na minha aprovação", enaltece Alice.

A médica deixa o recado  para alunos da área: "se exponha a todas as especialidades durante o intermediário e o internato. Viva a prática, o nosso ambulatório, o nosso hospital é muito rico. Nós temos estrutura de referência em todas as áreas e vocês não terão dificuldades pra encontrar pessoas que saibam acolher e direcionar para o melhor caminho durante a preparação pra residência médica. Depois que você escolhe a sua especialidade, você coloca aquilo como um propósito e fica muito mais fácil de você alcançar seus objetivos. A preparação que nos dá é excelente e ela abre portas para você ser aprovado em qualquer residência do país", finaliza.