Ex-aluna da Uniube desembarca na Grécia para Mestrado em Direito Internacional e Europeu | Acontece na Uniube

08 de setembro de 20

A ex-aluna do curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube), Marina Dutra Trindade, foi aprovada no Programa de Mestrado da Universidade de Atenas, na Grécia, em Direito Internacional e Europeu, com atenção especial à estrutura e funcionamento de tribunais e organizações internacionais e da União Europeia, Direitos Humanos, Direito Tributário, mecanismos e sistemas de solução de controvérsias, com ramificações pertinentes ao Direito Internacional Privado.

Formada em 2012, Marina começou a advogar logo após a conclusão do curso e da aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre 2014 e 2016, estudou pós-graduação em Direito Público, período em que conciliou a advocacia com o estudo para concursos públicos. Ela também fez estágio de pós-graduação no gabinete do Juízo de Execução Criminal em Uberaba.

Marina foi aprovada em dois concursos de advocacia pública (cadastro de reserva) e o interesse pelas áreas de Direito Público, especialmente Direito Constitucional, Administrativo e Tributário, a levou a buscar o aprofundamento dessas matérias em um contexto mais amplo, motivo pelo qual ela decidiu cursar Mestrado em Direito Internacional.

“Enquanto estagiária, ainda na graduação, eu tive contato com direitos fundamentais e agora pretendo estudar a matéria no contexto internacional. Espero me aprofundar também no estudo do Direito Tributário, da responsabilidade corporativa (tema bastante em voga nos dias atuais) e o papel dos organismos internacionais na busca pelo desenvolvimento sustentável, para futuramente trabalhar em compliance”, conta.

Marina já está na Grécia, e o Mestrado terá início em outubro. “Optei por estudar fora do Brasil por várias razões: a busca por uma experiência cultural e intelectualmente enriquecedora; o desafio de estudar Direito em língua estrangeira (inglês) e poder superar barreiras linguísticas; o ambiente internacional e a convivência com estudantes de diferentes ordens jurídicas, cujas perspectivas contribuem para a heterogeneidade do debate; e também o contato com o Direito Comunitário europeu”, explica.

Segundo a advogada, a experiência de ser aluna da Uniube contribuiu para essa conquista. “A estrutura do curso e a grade curricular oferecida pela Uniube me possibilitaram o contato com os conceitos essenciais de Direito Internacional e me oportunizaram uma visão ampla, por meio da abordagem interdisciplinar dos diversos ramos do Direito, que permite ao aluno interpretar e transpor de forma adequada os conceitos, princípios, normas e jurisprudência a casos concretos”, afirma.

Direito Uniube

Quem forma em Direito tem diversas possibilidades de atuação. Pode ser advogado, consultor jurídico, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, procurador ou defensor público. Na primeira opção, é necessário ser aprovado no exame da OAB para defender os interesses de clientes em diferentes campos. Já quem opta pelas outras áreas de atuação precisa fazer concurso público.

Atualmente, há mais de um milhão de advogados no Brasil, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, o curso de Direito ocupa a primeira posição no ranking de cursos mais buscados no Brasil, de acordo com Censo da Educação Superior 2018.

Em Uberaba, Uberlândia e região, o curso de Direito da Uniube é referência na formação de profissionais aptos para o exercício técnico-jurídico nas diversas áreas do Direito, com sólida formação geral, humanista e ética, no trato das realidades socioeconômicas. Segundo a diretora do curso de Direito, professora doutora Andréa Fabri, a Uniube alia tradição à modernidade.

“Nossa organização curricular contempla disciplinas clássicas e temas atuais, como Direito Digital, Notorial e Registral, Eleitoral, entre outras. No aspecto de estrutura física, somos muito elogiados, inclusive pelas comissões do Ministério da Educação. Temos excelentes estágios curriculares e parcerias para estágios extracurriculares. Possuímos projetos de extensão, iniciação científica, monitoria e excelentes professores. Nossos estudantes têm boas aprovações na OAB e concursos públicos”, afirma.