Evento comemorativo a Paulo Freire atrai mais de 350 pessoas na Uniube Uberlândia | Acontece na Uniube

09 de outubro de 17

A Uniube Uberlândia promoveu, na última sexta-feira (6), o evento 20 anos sem Paulo Freire: Por onde anda a autonomia da educação? O encontro foi promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e contou com a presença de 370 participantes.

De acordo com o professor Osvaldo Freitas de Jesus, palestrante no evento, Paulo Freire é um dos grandes nomes da educação mundial. “Educar não é assentar alunos nos bancos de escola, mas conduzi-los a se descobrirem como pessoas criativas, tolerantes, responsáveis e abertas para viver em sociedade. Paulo Freire foi o que ele falou, escreveu e viveu. Por isso, lembrar dele será sempre educativo. O evento comemorativo de Paulo Freire na Uniube foi de arrepiar”, enaltece o professor.

A professora Sandra Gonçalves Campos, também palestrante, diz que ficou feliz pela quantidade de participantes e ressaltou, que o objetivo do evento foi celebrar a obra de Paulo Freire e trazer uma reflexão, sinalizando possibilidades de uma educação transformadora. “Em minha fala procurei apresentar uma aproximação da teoria de Paulo Freire a Educação Matemática e Educação Estatística.  Procurei mostrar como os professores podem aplicar teoria em sua sala de aula. De que forma essas áreas do conhecimento podem colaborar com a formação do estudante numa perspectiva crítica, social e cultural”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Mestrado, professora Luciana Carvalho, o encontro comemorou também o Dia dos Professores. Além disso, na ocasião, foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos que serão destinados para a instituição Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista (FALE), que acolhe pessoas portadoras do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).