Estudantes de Medicina promovem ação de Natal em asilo | Acontece na Uniube

Estudantes de Medicina promovem ação de Natal em asilo

12 de dezembro de 17

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) realizaram uma ação natalina com idosos por meio do projeto de extensão “Velho Amigo”.  O Natal dos idosos aconteceu no último sábado (9) no asilo “Lição de Vida” e contou a entrega de presentes, por eles escolhidos, além de lanche e apresentação musical.

O projeto Velho Amigo foi criado em agosto desse ano. Por meio dele, os graduandos visitam o asilo todo sábado, promovendo atividades de dança, maquiagem e, até mesmo, o diálogo com os idosos. “O Projeto é uma oportunidade para mim de estar em contato com pessoas com maior experiência de vida”, explica o estudante Pedro Teixeira Meireles. “As práticas no asilo se tornaram uma troca de sabedoria, afeto e experiência, o que enriquece nosso conhecimento e nos faz acadêmicos e futuros profissionais diferentes, mais humanos”, completa a estudante e idealizadora do projeto Marcella Ribeiro Vieira.

E para não deixar de lado a alegria do Natal, os estudantes decidiram realizar uma ação dentro do asilo. “Estivemos envolvidos em dar, aos idosos, presentes que eles escolheram e ainda levar um pouco de calor humano de pessoas que não são integrantes do projeto. O sentimento que traduz o esse dia e o que sinto com o projeto é carinho, que é compartilhado por todos que entram em contato com nossas ações”, destaca Pedro.

Esse envolvimento é comum também para outros graduandos. Stella Vasques, por exemplo, reforça o aprendizado humanitarista que o projeto promove. “Eles têm o dom de tocar as nossas almas e os nossos corações com um sorriso ou um olhar. Juntamente com a magia do Natal, esses sentimentos e emoções foram intensificados na confraternização. Tenho certeza que todos que estavam lá sentiram o mesmo”, esclarece a aluna.

O coordenador do projeto, professor do curso de Medicina, Sylas Scussel Junior, enaltece a diferença que tais ações trazem para a formação profissional do aluno. “A realidade do asilo diz respeito a todos nós, um simples gesto de atenção e cuidado podem fazer a diferença. Pude ver ali muitas necessidades físicas, humanas e sociais. Que são outras tantas possibilidades de trabalho. Vi também muitos olhares e gestos desejosos de fazer algo e fazer bem. Esse encontro já por si é feliz e rico. Que mantenhamos a chama e o foco para agirmos com sentimento e sabedoria, mas sobretudo com caráter. É a essência do ser médico. É a essência do ser humano”, finaliza o professor.