Estudante de engenharia 'viraliza' após apresentação criativa nas redes sociais | Acontece na Uniube

Estudante de engenharia 'viraliza' após apresentação criativa nas redes sociais

05 de outubro de 20

Quando o professor da disciplina de Estrutura Metálicas passou um trabalho para a turma do 7º período do curso de Engenharia Civil da Uniube durante a pandemia, a estudante Talita Pires já tinha em mente fazer apenas uma apresentação em PowerPoint, mas como o laptop dela foi levado para a assistência técnica, precisou improvisar. Foi aí que teve uma ideia criativa: usar o aplicativo TikTok, no celular, para montar o trabalho. Talita não teve nenhuma dificuldade. Recebeu de uma amiga um artigo com todas as informações sobre o tema, estudou e elaborou a apresentação.

O TikTok é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Assim como no Facebook, Instagram e Twitter, é possível seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtir as publicações, fazer comentários e até compartilhar pelo WhatsApp. Com o isolamento social, aplicativos como o TikTok viraram febre entre o público jovem, como a Talita.

No dia da apresentação do trabalho, durante a aula remota, diferentemente dos demais alunos da turma, em vez de ligar a câmera e compartilhar a tela do computador com o PowerPoint, ela enviou vídeos para todos os colegas do curso e também para o professor por meio de um grupo no WhatsApp. Nos vídeos, Talita falava sobre estruturas em condições de incêndio, esclarecendo a quantidade de calor que materiais como aço, concreto e madeira suportam em locais de incêndio.

Os colegas de sala gostaram da ideia e elogiaram. Mas o que Talita não imaginava é que o professor da disciplina, Tarnie Vilela, enviaria os vídeos para todos os docentes do curso de Engenharia Civil dizendo que ela havia lançado uma revolução no curso e que os vídeos inspirariam outros alunos a criarem apresentações diferentes como essa.

Depois disso, os vídeos tiveram repercussão e viralizaram. A estudante de Engenharia Civil até ganhou novos seguidores nas redes sociais. “Fiz para ser algo descontraído, divertido e educativo, mas não imaginava receber tantos parabéns como recebi. Alguns professores e colegas de sala passaram a me seguir”, diz. “Acho muito importante frisar esse tema, principalmente agora que o país está passando por essas queimadas e desmatamento. Precisamos nos conscientizar”, acrescenta.

Engenharia Civil Uniube

O curso de Engenharia Civil da Uniube possui Projeto Pedagógico em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, forma e qualifica profissionais com sólido embasamento teórico e prático para atuar de forma crítica, inovadora e eficaz no setor da construção civil. O curso abrange cinco áreas: hidráulica e recursos hídricos; construção civil; solos e geotecnia; estruturas; transportes.

O engenheiro civil possui um amplo mercado de trabalho em empresas de consultoria, de projetos, construtoras, universidades públicas e privadas, multinacionais, órgãos e empresas governamentais, indústrias de materiais, centros de pesquisa, concessionárias e instituições financeiras. Tem ainda a possibilidade de atuar como microempresário ou como profissional autônomo.

O profissional de Engenharia Civil da Uniube aprende a projetar, calcular, construir, operar, manter e recuperar edificações e infraestruturas, supervisionar o desenvolvimento e fazer o controle de qualidade de obras. Também aprende a projetar e a especificar redes de instalações hidráulica e de saneamento, a gerenciar equipes e efetuar vistorias, fazer perícias e avaliações, além de poder emitir laudos e pareceres técnicos.