Estudante de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia desenvolve aplicativo para fiscalização e transparência no saneamento básico | Acontece na Uniube

Estudante de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia desenvolve aplicativo para fiscalização e transparência no saneamento básico

10 de dezembro de 25
1 / 1

Cláudio Augusto Dias Filho, aluno do curso de graduação em Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco em uma solução tecnológica para o setor de saneamento: o aplicativo "ARESAN Fiscaliza". O projeto foi orientado pelo professor Carlos Henrique Barreiro e avaliado pelos docentes Stéfano Schewnk e Demóstenes Coutinho Gomes. 


O trabalho, intitulado "Redução da Assimetria de Informações no Saneamento Básico: A Implementação do Aplicativo ARESAN Fiscaliza, Uberlândia (MG)" , teve como objetivo aprimorar a eficiência da fiscalização e mitigar a assimetria informacional entre o órgão regulador, a Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico de Uberlândia (ARESAN) e o prestador de serviços, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), além disso, o projeto também foi apresentado no Congresso da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), realizado no Rio de Janeiro.


Resultados e Eficiência na Fiscalização 


A implementação do "ARESAN Fiscaliza" trouxe avanços significativos para as atividades de regulação. O principal ganho foi a geração imediata do Relatório de Não-Conformidades em formato PDF logo após o término da inspeção, eliminando o tempo de processamento de escritório e permitindo o compartilhamento imediato com o DMAE para providências. 


Além disso, o aplicativo garante o registro automático de dados em um banco de dados armazenado no Google Drive da agência reguladora, facilitando a análise temporal da conformidade. Em um teste piloto realizado na sede administrativa do DMAE, na atividade de "Atendimento ao Usuário", o sistema demonstrou sua eficácia ao registrar uma não conformidade, o que levou a uma queda no índice de conformidade de 100% para 95%. 


Segundo o autor, a digitalização dos processos fortalece a regulação, promove a transparência e reduz as disparidades de informação, contribuindo para a universalização e qualidade dos serviços de saneamento básico em Uberlândia.


Gabriela Costa | Uniube Uberlândia 

Curso(s) relacionado(s) à noticia:

Ops... Seus filtros não se encaixam em nenhum resultado!


Tente novamente com outros valores.