Escola Técnica Uniube foca na utilização de metodologias ativas para fortalecer o preparo profissional dos alunos
Cursos ofertados pela instituição também se destacam pela integração entre teoria e prática, estimulando os estudantes a assumirem o protagonismo no processo de aprendizagem
Criada pela Uniube em 2024, a Escola Técnica Uniube tem se destacado como uma instituição que vai além do modelo tradicional de ensino técnico ao utilizar metodologias ativas de aprendizagem para fortalecer o preparo profissional de jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, e também de adultos que buscam por requalificação e atualização.
O intuito é estimular os alunos a deixarem a posição de apenas receptores do conhecimento e assumirem o protagonismo na jornada pessoal de aprendizagem. Nesse contexto, uma das estratégias utilizadas é a prática da aula invertida, como aconteceu na última semana com uma turma do Curso Técnico em Farmácia.
Na ocasião, os alunos transmitiram o que aprenderam para os demais colegas por meio de uma atividade com teor lúdico, envolvendo representações teatrais, dinâmicas de grupo e produção de vídeos.
"O objetivo é dar mais autonomia para o aluno buscar o aprendizado e transformar o que ele aprendeu em uma atividade lúdica. Essa abordagem favorece a compreensão de conceitos complexos de forma prática e interativa", destaca a gestora da Escola Técnica Uniube, Débora Pinheiro.
Para a professora responsável pela turma, Luciellen dos Santos, a inserção de recursos lúdicos e dinâmicos estimula a participação, fortalece a autonomia e amplia o engajamento dos estudantes. "Os resultados se refletem no entusiasmo dos alunos, na apropriação efetiva do conhecimento e na capacidade de aplicar o aprendizado em contextos reais."
A gestora da Escola Técnica Uniube ressalta ainda que além do uso de metodologias ativas, a integração entre teoria e prática promovida durante as aulas garante aos alunos da instituição uma formação sólida capaz de atender às exigências do mercado de trabalho.
"Quando utilizamos metodologias ativas, como a sala de aula invertida, proporcionamos um ambiente em que o estudante deixa de ser apenas ouvinte e passa a ser protagonista do seu processo formativo. Assim, conseguimos não só transmitir o conhecimento, mas também estimular a reflexão crítica, a aplicação prática e o desenvolvimento de competências que farão diferença em sua trajetória profissional e pessoal", conclui Débora Pinheiro.
Vander Souza