Engenharia Uniube: alunos participam visita técnica no World Trade Center Uberlândia
Alunos do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia participaram de uma visita técnica à obra do World Trade Center Uberlândia, no Gávea Sul. A construção conduzida pela Inconew Empreendimentos e Construções, será um prédio corporativo de 36 andares, com entrega prevista para fevereiro de 2027.
Os futuros engenheiros foram acompanhados da professora Ismara Simão, que pontuou que a visita técnica faz parte do processo de aprendizagem prática dos alunos, já que eles podem observar e aprender, diretamente no campo de atuação, tudo o que veem sobre construção civil em sala de aula.
"A experiência de acompanhar de perto uma obra desse porte, que emprega técnicas sofisticadas e inovadoras, é essencial para a formação dos nossos futuros engenheiros. Foi um dia de grande aprendizado para todos", pontuou a professora.
Durante a visita, os estudantes foram recepcionados pela engenheira Anna Paula, da Sondotec, e pelo engenheiro Tiago, da Inconew, que conduziram a monitoria. Segundo a professora Ismara, no local da obra, os alunos tiveram a oportunidade de observar o andamento da fase de fundação, que está sendo executada pela Sondotec. "As fundações periféricas em hélice contínua já estavam concluídas, e os alunos acompanharam a montagem da armação dos muros de contenção dos taludes", explicou.
Para a professora, um dos momentos mais marcantes para a turma foi a observação do processo de escavação e concretagem de uma das 136 estacas escavadas com fluido estabilizante, utilizando lama bentonita - um tipo de fundação pouco comum na região de Uberlândia. Com um diâmetro que pode chegar a 1,5 metros na área dos elevadores, essas estacas foram projetadas para suportar altas cargas no solo argilo-siltoso local, transmitindo peso tanto pela ponta quanto pelo fuste.
Os alunos participaram ativamente de atividades como a leitura do projeto, observação do teste de abatimento (slump test), moldagem de corpos de prova para rompimento em diferentes períodos e acompanhamento da concretagem submersa através do funil. O concreto utilizado, com fck de 30 MPa e slump de 24+-3 cm, foi desarenado com uma bomba Hero antes da concretagem, totalizando 28 m³.
O World Trade Center Uberlândia promete ser um marco arquitetônico e tecnológico na cidade, e a experiência vivenciada pelos alunos da Uniube reflete o compromisso da universidade em oferecer uma formação prática e alinhada às demandas do mercado.
Barbara Lemes