Engenharia de Produção se destaca em meio à crise da Covid-19 | Acontece na Uniube

Engenharia de Produção se destaca em meio à crise da Covid-19

17 de junho de 20

De Prelo Comunicação

Profissionais são responsáveis pela engrenagem que mantém a oferta de suprimentos e alimentos

Tássio Lima Bezerra é formando do curso de Engenharia de Produção e trabalha numa indústria alimentícia em Uberlândia (MG). Em meio à crise da pandemia da Covid-19, o estudante tem consolidado o acerto na escolha e a importância da profissão. “Não paramos com a quarentena, pois o nosso foco é manter o mercado com suprimentos e preço, garantindo alimento na mesa de todos. É essa motivação que consolidamos com nossos colegas de trabalho para garantir que isso nos fortaleça”, diz.

Segundo ele, uma das funções do Engenheiro de Produção é ser a engrenagem que mantém a oferta de suprimentos e alimentos. “O isolamento social é de fundamental importância para garantir a saúde de todos. Mas tomo para mim que é nossa responsabilidade garantir um mercado estável e acessível para a comunidade. Sinto orgulho por ter escolhido uma profissão que me permite fazer o melhor que posso para manter esse mecanismo funcionando”, afirma Tássio.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Uniube, professor Fabrício Pelizer, a profissão é uma das que vêm garantindo o abastecimento de diversos produtos, sejam eles vestuário, alimentação, eletroeletrônicos e diversos outros tão importantes para a sociedade. “A Engenharia de Produção é essencial para que a economia não pare neste momento tão difícil e, por isso, as contratações e as ofertas de estágios estão em alta”, comenta o professor.

A abrangência de campo de trabalho e estágio é um dos atrativos para a escolha do curso. “O engenheiro de produção é o profissional certo para enxergar oportunidades de melhorias, diminuição de custos e desperdícios e garantir satisfação do cliente nas diversas atividades industriais, setores de logística, distribuição e e-commerce, além de serviços e empresas de consultoria”, esclarece Pelizer.

Uma profissão que cresce com as crises

O coordenador ressalta que a Engenharia de Produção é uma profissão que está à frente na crise, atuando no planejamento de produção, inclusive de materiais essenciais para as atividades hospitalares, seus componentes de produção e distribuição. “A gente não pode esquecer que a automação de uma fábrica e os modelos de indústria 4.0, que permitem a melhoria dos produtos e serviços que chegam até o consumidor, com menor falha possível, e no tempo certo, são planejados e gerenciados de perto por engenheiros de produção”, reforça.

Por isso, é importante que o estudante, ao escolher a futura profissão, acompanhe o mercado de trabalho. “Ele precisa conhecer com detalhes as profissões que vão permitir o crescimento pessoal, lhe oferecer oportunidades e que melhor se adaptam às crises econômicas”, destaca.

Presentes nos setores que não param

Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apontam um crescimento de 4,5%, em maio em relação ao mesmo mês de 2019, no volume de carne de frango exportada in natura e processada. Esse é só um dos muitos dados que mostram o crescimento dos setores que envolvem a engenharia de produção. “Alguns setores da economia deverão empregar mais profissionais da área. A produção agrícola, por exemplo, os setores de bebidas e alimentos processados, as exportações de carne de frango, bovina e suína, sem contar o mercado de biocombustíveis”, enumera o professor.

O crescimento pela demanda desse profissional nesses setores é uma das apostas do coordenador. “Por conta dessa retomada econômica pela via agroindustrial e do papel que o engenheiro de produção desempenha ao longo da cadeia de produção, é que estamos muito otimistas com relação às oportunidades de estágio e emprego”, enfatiza Pelizer.

A Graduação

O Curso de Engenharia de Produção tem a finalidade de integrar novas tecnologias entre o homem e seus ambientes socioeconômicos. O objetivo do curso implantado pela Uniube é formar profissionais com competência técnica para desenvolver atividades relacionadas à Engenharia, bem como para o desempenho de funções administrativas, gerenciais e de liderança em todos os níveis organizacionais de qualquer processo produtivo de bens e serviços.

No contexto das transformações mundiais, dos novos padrões de qualidade e da qualificação do pessoal produtivo e gerencial, emerge a figura do Engenheiro de Produção como peça fundamental no desenvolvimento de novos sistemas produtivos em todos os ramos da atividade econômica e empresarial. No País, os Engenheiros de Produção vêm realizando a implantação de novos padrões da qualidade e produtividade, atuando em todas as atividades industriais, agrícolas e comerciais, além de governamentais.