Engenharia de Controle e Automação: profissão do futuro impulsionada pela tecnologia | Acontece na Uniube

Engenharia de Controle e Automação: profissão do futuro impulsionada pela tecnologia

31 de janeiro de 25
1 / 1

A Engenharia de Controle e Automação se consolida como uma das carreiras mais promissoras do cenário atual, ideal para profissionais que buscam atuar no desenvolvimento de sistemas automatizados, otimização da produção e segurança operacional. Com a crescente demanda por inovação e competitividade no setor industrial, tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Robótica vêm sendo cada vez mais aplicadas, o que amplia significativamente as possibilidades de atuação na área.


Segundo o coordenador do curso, Leandro Aureliano, as transformações impulsionadas pela Indústria 4.0 devem impactar ainda mais o mercado nos próximos anos. "Há uma expansão de oportunidades em setores como energia renovável, saúde, transporte e agricultura de precisão. Essas inovações moldam o campo profissional e exigem dos engenheiros de controle e automação uma formação multidisciplinar, com habilidades que vão desde a capacidade de projetar e implementar sistemas até o domínio de programação de sistemas embarcados e PLCs, além de conhecimentos em instrumentação, sensores e resolução de problemas complexos", explica.


O crescimento das oportunidades na área também impactou o curso de Engenharia de Controle e Automação da Uniube, que passou por atualizações para acompanhar as mudanças do setor. "Hoje, nossa matriz curricular inclui disciplinas que proporcionam uma formação abrangente e diferenciada, como Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Ciência de Dados, além de conteúdos específicos voltados para controle e automação", destaca Leandro.


A graduação se destaca pelo aprendizado prático, com parcerias estratégicas com indústrias da região, laboratórios modernos e infraestrutura diferenciada. Esses fatores contribuíram para a obtenção da nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Além disso, a equipe docente é formada por profissionais altamente qualificados, que atuam no mercado e agregam um diferencial significativo à formação dos alunos.


Pâmela Rita