Engenharia de Controle e Automação da Uniube é nota 5 pelo MEC | Acontece na Uniube

Engenharia de Controle e Automação da Uniube é nota 5 pelo MEC

30 de setembro de 22

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Uniube foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC). As avaliações são feitas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e atendem a legislação federal de avaliação externa da Educação Superior Brasileira. Elas levam em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição, infraestrutura e corpo docente.

As notas são atribuídas de 1 (conceito de insuficiência) a 5 (conceito de excelência). Essa classificação é importante, pois serve para os estudantes como referência quanto às condições de qualidade dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES). "Esses resultados evidenciam a preocupação da Uniube com a organização didático-pedagógica dos cursos, a estrutura para as aulas,  os laboratórios didáticos, o ambiente virtual de aprendizagem, o desenvolvido pela própria Instituição, os ambientes para aulas práticas e estágios, a título de exemplo, as Clínicas Integradas de Psicologia, Odontologia e Fisioterapia, o Núcleo de Prática Jurídica, o Hospital Veterinário e o Mário Palmério Hospital Universitário", explica a Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço.

Outro ponto a ser ressaltado, ainda segundo a Pró-Reitora, é a política institucional de formação e capacitação contínua do corpo docente, de modo que as práticas docentes estejam sempre em discussão e aprimoramento. "Aliado a tudo isso, destaca-se também a política institucional de transformação digital, subsidiando as estruturas tecnológicas para a melhor capacidade de atendimento das demandas contemporâneas da Educação. Assim, a organização, a estrutura e o funcionamento de todos os Cursos de Graduação presencial da Uniube que são ofertados à sociedade estão alicerçadas no compromisso com a qualidade do Ensino", complementa.

O curso

A graduação em Engenharia e Automação da Uniube é formada por disciplinas multidisciplinares, dos cursos de Engenharia Elétrica, de Produção, de Mecânica, de Computação e de Eletrônica. "Os ingressantes possuem um perfil motivado pelas aplicações da Engenharia de Automação e Controle. No entanto, os mesmos se surpreendem ao ingressar na Uniube e encontrar tantas oportunidades como extensão, pesquisa e propostas de estágio voltada para à área de atuação. Já os egressos, quando formados, encontram rapidamente posições estratégicas dentro das empresas, visto que é um profissional com conhecimentos de automação dos processos industriais e de processos gerenciais. Tudo isso aliado a uma excelente formação", conta o gestor do curso, Leandro Aureliano da Silva.

E o mercado para a área de Automação e Controle é bastante promissor, já que as empresas se encontram em processo de migração para a Indústria 4.0. "Neste sentido, o curso de Engenharia de Controle e Automação é uma das peças fundamentais na automação dos processos industriais, ou seja, produzir com o mínimo de desperdício e com 100% da automação do processo em toda a pirâmide industrial. Assim, o profissional formado pela Uniube, neste curso, é de extrema importância em todo esse processo", complementa Leandro.

Ainda segundo o coordenador, o curso conta com um projeto pedagógico moderno, com professores atuantes no mercado e uma infraestrutura de ponta. "A graduação foi montada sobre os pilares da automação da manufatura, dos sistemas embarcados, da robótica industrial, dos acionamentos hidráulicos e pneumáticos e da modelagem de sistemas automatizados, estabelecendo um elo entre as tendências da tecnologia e as aplicações dela na solução dos problemas organizacionais. Para tanto, o curso conta com um projeto pedagógico moderno, com professores atuantes no mercado e com uma infraestrutura de ponta", finaliza.