Engenharia Civil da Uniube realiza 1º Desafio de Concrebol | Acontece na Uniube

Engenharia Civil da Uniube realiza 1º Desafio de Concrebol

20 de dezembro de 18

Os alunos do curso de Engenharia Civil presencial da Uniube Uberaba participaram, na última semana, do 1º Desafio de Concrebol. O concurso, que conta com a participação de alunos divididos em equipes, tem o objetivo de reduzir o peso do concreto, sem que ele perca as características de resistência.

De acordo com o professor, Anderson Santos, responsável pelo desafio, o Concrebol já acontece anualmente durante o Congresso Brasileiro de Concreto. Para o incentivo à pesquisa, e não restringir os alunos apenas ao ambiente de sala de aula, ele decidiu trazer essa ideia para a Universidade. “O objetivo é fazer o aluno se tornar mais responsável, mais protagonista da própria busca pelo conhecimento e tirar o professor um pouco daquele papel de detentor único do conhecimento”, afirma.

O coordenador do curso, professor Luís Cesar de Oliveira, explica que a atividade foi adequada ao meio acadêmico em forma de metodologia ativa do tipo PBL (Problem Based Leaning – Aprendizado Baseado em Problema). “A problematização proposta pela atividade requer que os alunos apresentem a melhor alternativa para confeccionar uma esfera de concreto que: seja o mais leve possível; suporte a maior carga de compressão possível; seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea ao longo de 4m em uma superfície plana; utilize materiais e dimensões pré-estabelecidos”, explica.

O Concrebol, então, visa resolver uma das maiores dificuldades em se trabalhar com o material de construção “concreto”. “Os alunos tiveram que desenvolver pesquisa e trabalho em equipe exatamente para poder reduzir o peso do concreto sem que ele perca resistência. Com isso, eles tiveram que vir no laboratório, fora do horário de aula, desenvolver proporções de materiais diferentes dos convencionais para que a bola pudesse suportar as cargas aplicadas e o concreto resistir”, continua o professor Anderson.

No final do concurso, as equipes foram avaliadas. Foram aferidos a massa e o peso da bola, bem como a esfericidade e resistência dela. “Eu achei excelente a ideia e a iniciativa do professor Anderson Santos que ministra o componente que engloba o conteúdo de concreto. Desta forma, todos ganham, o aluno, o curso e a Universidade de Uberaba”, pontua o coordenador.

O estudante do período do curso, Gabriel Ramalho Raslan, compartilha que a competição teve importância não só para a apresentação de resultados por meio de uma bola de concreto leve e resistente, como também para despertar nele o lado de pesquisador. “Descobrimos diversos métodos de obter um melhor resultado na resistência em todos os processos de confecção da bola, tanto na preparação, nos materiais utilizados e na cura, todos os procedimentos são essenciais. Não obtive o primeiro lugar, mas mesmo em segundo me considero um campeão por tudo que aprendi com essa competição, pretendo iniciar um trabalho científico que envolva o tema desse tipo de concreto. Agradeço imensamente ao incentivo desse tipo de aprendizado na Universidade, nos dando a oportunidade de praticar engenharia! Quero se possível participar da próxima competição ao menos como voluntário. Nossa intenção é participar a nível nacional no IBRACOM, e mostrar para todos os resultados de nossos esforços e acima de tudo levar o nome da universidade em que iremos nos formar e tornar engenheiros de sucesso”, finaliza Gabriel