Enfermagem Uniube participa do Congresso Nacional de Saúde da Família
As alunas do 9º período do curso de Enfermagem da Uniube, Marina Beatriz Barroso, Aparecida Gabriela Barcelos e Thayna Cristina Silva, apresentaram um trabalho acadêmico no II Congresso Nacional de Saúde da Família. O projeto foi orientado pelo professor Fabiano Henrique Oliveira Sabino e tem como objetivo propor melhorias na atenção primária à saúde. O evento ocorreu de forma remota na última semana.
O estudo "A informatização em saúde e as implicações na Atenção Primária à Saúde: Relato de experiência" tem o propósito de evidenciar a importância das ferramentas digitais para a atuação dos agentes comunitários e de toda a equipe interdisciplinar na atenção primária. "O relato de experiência foi construído a partir da vivência das próprias acadêmicas durante o estágio supervisionado de atenção primária, no qual eu sou o coordenador. Isso é particularmente estimulante, pois a partir de uma experiência prática surgiram lacunas científicas e as alunas conseguiram transformá-las em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aproveitando essa oportunidade para desenvolver um trabalho de conclusão de curso", destaca o professor, responsável pelas disciplinas de TCC e pré-TCC.
Segundo o orientador, a pesquisa é um processo que ocorre de forma sistemática e abre portas para questões emergentes. "Como docente, eu incentivo muito meus alunos a entenderem a pesquisa como um processo, não como uma finalização. Hoje, a Enfermagem produz muitas revisões de literatura, o que é ótimo, pois podemos identificar problemas e lacunas em determinados temas. No entanto, o incentivo é para que a pesquisa seja vista como um processo contínuo. TCCs e Iniciação Científica não são a resposta definitiva; são o ponto de partida para continuarmos crescendo, construindo e levando o nome de nossa universidade para o Brasil e o mundo."
A montagem do trabalho apresentado pela Enfermagem Uniube teve início no ano passado. "O desafio de sintetizar nossas experiências e conclusões em um formato científico exigiu grande dedicação e precisão de nossa parte, habilidades que foram desenvolvidas e aprimoradas durante o processo com a ajuda de nossos orientadores. Aprender sobre a importância do rigor metodológico e a clareza na apresentação dos resultados foi uma das valiosas lições do processo de submissão do projeto. Adaptar nosso trabalho às diretrizes específicas do congresso revelou-se um excelente exercício para nosso crescimento profissional, especialmente por não esperarmos ter essa oportunidade tão repentinamente", destaca a aluna Marina Beatriz.
Para as alunas, a publicação de um trabalho no congresso é uma experiência enriquecedora. "A oportunidade de compartilhar nossa pesquisa com uma comunidade tão engajada permitiu-nos não apenas aumentar a visibilidade da enfermagem da Uniube, mas também promover a saúde de maneira geral. Em suma, essa experiência nos proporcionou uma visão profunda sobre a comunicação científica e abriu um novo mundo para nós, o qual estamos ansiosos para continuar explorando", continua Marina.
O professor-orientador compartilha que estar com os alunos nos últimos períodos e estimular a pesquisa, a investigação científica é gratificante. "Acho super importante que estimulemos a criação de eventos científicos dentro de nosso espaço. Por isso, não é apenas levar trabalhos, mas também receber, para que possamos dizer: estamos aqui, comunidade acadêmica, tragam seus relatos, tragam suas experiências, vamos trocar juntos aqui dentro do meu território. A inquietação que o aluno tem faz com que ele alcance objetivos e voos cada vez maiores. As conquistas de nossos alunos são as nossas também. Como orientador, fico super orgulhoso de todo esse processo", finaliza Fabiano.