Enfermagem Semipresencial da Uniube Uberlândia realiza visita técnica no Hemominas
Alunos e professores do curso de Enfermagem Semipresencial da Uniube Uberlândia, realizaram, recentemente, uma visita técnica à Fundação Hemominas. O "Hemotour" teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre o processo de doação de sangue e demonstrar a qualidade na assistência dos pacientes que necessitam de transfusões.
Durante uma palestra de 50 minutos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre todas as etapas e ciclos da doação de sangue, que incluem a higienização do doador, triagem, testes hematológicos (dosagem de hemácias), pré-lanche, higienização do antebraço, punção e doação (com duração máxima de 10 minutos), pós-lanche, até os processos de centrifugação das bolsas, armazenamento e distribuição dos hemoderivados.
A professora Cristina Oliveira Peres, responsável por acompanhar os discentes nessa prática, destaca a importância da conscientização sobre a doação de sangue. "Mais do que uma prática, essa atividade evidencia a qualidade dos hemocomponentes que serão transfundidos em pacientes e prepara os futuros profissionais para que o processo ocorra com toda segurança necessária", pontua.
A aluna de Enfermagem Andressa Galvão considerou o "Hemotour" uma experiência enriquecedora. "É incrível a forma cuidadosa como todo o processo é realizado. Desde a entrada até a saída dos doadores, todos são tratados com muito carinho e atenção. Essa experiência me inspirou e me ajudou a ampliar meus conhecimentos teóricos e práticos", conclui.