Enem: qual é a importância da prova que abre portas para o ensino superior?
Nota do maior exame do Brasil pode ser utilizada por candidatos para ingressar em graduações de diferentes áreas do conhecimento na Uniube
Nesta sexta-feira (16), conforme anunciado na última semana pelo ministro da Educação, Camilo Santana, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irão divulgar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Para conferir a pontuação obtida na redação e também nas quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame, os candidatos deverão acessar, na data anunciada por Santana, a página do participante no site do Inep, órgão vinculado ao MEC e responsável por conduzir a aplicação da prova.
A edição do Enem realizada em 2025 registrou mais de 5,5 milhões de inscritos, segundo o Inep. Esse número sinaliza a relevância da prova, que se consolida como um importante meio de acesso ao ensino superior a cada ano.
"O Enem é um processo seletivo consolidado e amplamente aceito em praticamente todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil", diz o diretor acadêmico da Uniube, Cristiano Arruda, ressaltando a importância do exame.
O surgimento do Enem
Segundo o Inep, o Enem foi instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes após a conclusão da educação básica. No entanto, o exame passou por mudanças na metodologia ao longo dos anos.
O modelo atual, que compreende 180 questões e uma redação, começou a ser aplicado em 2009, fazendo com que a prova deixasse de avaliar o desempenho dos estudantes da educação básica para se tornar a porta de entrada em uma Universidade, como a Uniube.
Arruda salienta que é possível utilizar tanto a pontuação do exame atual quanto a de edições anteriores para ingressar na graduação. "Todo aluno em fase pré-universitária deve realizar a avaliação e ter a sua nota para estar pronto para as oportunidades de ingresso que surgem ao longo do tempo."
Como utilizar a nota do Enem na Uniube
Com 78 anos de tradição, a Uniube oferece diversas formas de ingresso em cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, sendo o Enem um desses meios de acesso ao ensino superior na Universidade.
Nesse contexto, até o próximo dia 22 de janeiro, a Uniube está com inscrições abertas para o Bolsa 100 Enem, que se destina ao ingresso no primeiro semestre deste ano em cursos de graduação presenciais e semipresenciais. Os interessados podem se inscrever pelo site e a classificação será feita com base na nota do Enem dos anos de 2015 a 2025.
"É um processo seguro e rápido de garantir a sua vaga em uma das melhores universidades do país", finaliza Cristiano Arruda.
Vander Souza