Emenda Constitucional 95 é pauta de palestra do Direito da Uniube Uberlândia

12 de maio de 21
1 / 1

Texto por: Prelo Comunicação 

Em tempos de isolamento social, o curso de Direito da Uniube Uberlândia tem se reinventado constantemente, buscando oferecer inovação e foco na atratividade. Diversos eventos extracurriculares estão sendo oferecidos aos alunos semanalmente para apresentar diferentes perspectivas sobre um assunto, trazer atualizações de temas e proporcionar novas experiências aos estudantes. 


Com isso, na última quinta-feira (29), o professor Fernando Mundim Veloso foi convidado para palestrar sobre a inconstitucionalidade material da Emenda Constitucional 95, para os universitários de Direito da universidade. O professor e coordenador do curso de Direito da Uniube Uberlândia, Alexandre Corrêa, disse que a escolha desse profissional se deu porque o assunto foi tema do mestrado e de um livro de Fernando Mundim. "Conhecer os fundamentos da inconstitucionalidade dessa emenda constitucional é algo muito importante, pois afeta a vida de todos nós. A oportunidade confirma o acerto de mantermos espaço aberto no curso de Direito da Uniube, para que alunos e a comunidade acessem conhecimentos valiosos", afirmou o coordenador do curso. 


O professor Fernando Mundim ressalta a importância de palestras e debates na formação acadêmica, uma vez que o objetivo de uma graduação não se resume a formar excelentes profissionais, mas também cidadãos capazes de pensar criticamente. "No momento em que o país atravessa a maior crise sanitária dos últimos 100 anos, é de relevância o debate acerca da constitucionalidade material da Emenda Constitucional, que instaurou um teto de gastos ao Estado Brasileiro", completa o palestrante sobre a necessidade de se abordar o tema. 


A estudante do curso de Direito, Raquel Alves da Silva, acredita que o assunto seja muito atual e afirmou que a palestra acrescentou muito conhecimento a respeito do tema. "A propriedade com que os assuntos foram tratados não deixa dúvida sobre o quanto nós, estudantes de Direito, precisamos nos atentar mais para os acontecimentos recentes e entender que a consolidação do constitucionalismo deve ser assunto a ficar sempre em pauta, discutirmos sempre, para que não haja retrocessos", completou a aluna. 


Desse modo, o curso de Direito da Uniube tem realizado eventos atrativos, atuais e relevantes aos estudantes, especialmente durante o período da pandemia. Inclusive, é válido ressaltar a preocupação em sempre trazer olhares exteriores aos da universidade, como uma forma de fomentar ainda mais a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.