Egressos da Odontologia publicam capítulo em e-book sobre as manifestações orais da Covid-19 | Acontece na Uniube

06 de janeiro de 22

Egressos do curso de Odontologia tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado em um capítulo do livro "Epidemiologia, Diagnóstico e Intervenções Odontológicas", no final de 2021. O texto, intitulado "Manifestações Orais da Covid-19", foi desenvolvido pelos alunos Lauro Sérgio Maciel Neto e Matheus Lima Pereira, no último ano de graduação sob a orientação da professora Sanívia Aparecida de Lima Pereira.

Segundo Matheus, o tema abordado teve o objetivo de relatar as manifestações orais da Covid-19 na população em geral. "Esse trabalho trata-se de uma revisão da literatura cujo objetivo foi descrever as particularidades do vírus, as formas de transmissão, tratamento, diagnóstico e todas as manifestações orais associadas à Covid-19", explica o egresso.

Ainda de acordo com o ex-aluno, com o trabalho, eles puderam concluir e pontuar algumas manifestações orais, como a sialoadenite, ageusia, úlcera aftosa, líquen plano, lesões ulcerativas, lesões vesículo-bolhosas, petéquias gengivais e palatinas, lesões vesículo-bolhosas/maculares, lesões eritematosas, eritema multiformes, aftas menores, parotidite aguda, além da estomatite aftosa e candidíase.

"Entretanto, estudiosos ainda não concluíram se tais manifestações estão diretamente relacionadas ao vírus e/ou se estão ligadas ao uso de medicamentos, necessitando assim de mais estudos a respeito. Além disso, a saliva pode ser considerada um meio viável de detecção de SARS-CoV-2 e principal meio de disseminação das partículas e aerossóis. Dessa forma, os conhecimentos das doenças orais provocadas pela Covid-19 são de suma importância para a adoção de medidas de prevenção do agravamento da doença", conclui Matheus.

O egresso Lauro Maciel conta, ainda, que toda a pesquisa foi feita a fim de gerar conhecimento a outros profissionais da área da saúde, em especial aos cirurgiões-dentistas e médicos da área de cabeça e pescoço.

Para ele, poder estudar e escrever sobre a Covid-19, dá a eles a certeza de que os ensinamentos servirão para pesquisas futuras de outros profissionais da área e, de certa forma, poderão ajudar no combate e cuidados da pandemia do novo Coronavírus. "Ter nosso trabalho publicado foi uma experiência indescritível. Saber que o nosso TCC foi tão bem escrito a ponto de ser aceito pela editora para ser um dos capítulos de um livro, fez com que tivéssemos a certeza do trabalho bem-feito que foi desenvolvido ao longo do curso e também a prova de que estamos no caminho certo. O próximo passo é nos especializarmos, fazermos uma pós-graduação e continuarmos com a profissão que optamos em ter" avalia.

O livro foi publicado digitalmente pela Editora Atena, em dezembro de 2021, e pode ser acessado pelo site da Educapes através do > link.