Egressa da Engenharia de Produção publica artigo sobre redução de custos logísticos no transporte em Congresso Nacional da área | Acontece na Uniube

Egressa da Engenharia de Produção publica artigo sobre redução de custos logísticos no transporte em Congresso Nacional da área

09 de julho de 24
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Maria Clara Aguiar Reche, engenheira formada em 2022 no curso de Engenharia de Produção da Uniube, teve o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado como artigo em um dos maiores congressos nacionais da área, o XLIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). O trabalho teve como objetivo identificar meios de reduzir os custos operacionais em empresas de transporte e revelou soluções práticas e eficazes que podem beneficiar significativamente tanto as empresas quanto os consumidores finais.


O artigo, intitulado "Proposta de aplicação do kaizen para redução de custos logísticos na frota de uma indústria do setor agroquímico", contou com a orientação e coautoria do professor e gestor do curso de Engenharia de Produção, Wagner Cardoso, que acompanhou todo o período de pesquisa e execução do trabalho.


"Trabalhamos com afinco um semestre inteiro com o objetivo central de transformar uma pesquisa de estudo de caso em um artigo que fosse de fato aceito por grandes revistas ou congressos, como este foi aceito e será publicado pelo maior congresso de Engenharia de Produção do Brasil, o Enegep. Abordar esse tema é vital para que as empresas que utilizam transportes, de quaisquer modais, possam eliminar desperdícios, otimizar custos logísticos e melhorar a rentabilidade dos equipamentos de transporte e demais itens essenciais para a operacionalização do negócio", explica Wagner.


Durante o trabalho, Maria Clara destacou que os maiores custos operacionais para as empresas de transporte atualmente são com a manutenção, o combustível e o pedágio, superando até mesmo a folha de pagamento. Reduzir esses custos é essencial para aumentar a lucratividade das empresas.


"Duas principais importâncias foram identificadas durante o estudo. Primeiramente, a redução de custos operacionais se torna crucial em um país onde 70% do transporte é realizado via rodoviário, e os preços elevados de combustível impactam diretamente o valor do frete, encarecendo produtos para o consumidor final. Em segundo lugar, a pesquisa abordou a questão climática e ambiental, ressaltando que caminhões que consomem menos diesel emitem menos gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental", explica a pesquisadora.


O estudo de caso foi realizado em parceria com uma empresa de transporte de Ribeirão Preto, que permitiu o levantamento detalhado de todos os custos relacionados ao transporte, operação, manutenção, combustível e pedágio. Através de conversas com motoristas e demais funcionários da operação, foram identificadas oportunidades de melhorias, resultando em uma economia significativa de combustível, de aproximadamente R$ 100 mil por mês para uma frota de 54 caminhões.


Maria Clara explica que o tema do trabalho surgiu em 2022, época em que o valor do combustível no Brasil estava em alta. "Com o aumento do combustível, aumenta também o custo da cadeia logística, fazendo com que o consumidor final seja o mais afetado com os aumentos dos combustíveis. O trabalho aborda exatamente isso: como podemos continuar com o transporte terrestre de uma forma mais barata e que também ajude o meio ambiente", conta.


Wagner explica que essa área de logística, debatida e abordada no trabalho da egressa, está entre as 52 áreas de atuação do Engenheiro de Produção. Sendo assim, debater esse tema fará com que empresas de logística e transporte repensem e reavaliem o que pode ser feito para reduzir os custos.


O artigo completo será publicado pelo Enegep nos anais do congresso, previsto para o mês de novembro deste ano. 


*Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção.


Barbara Lemes