Egressa da Engenharia de Produção publica artigo sobre redução de custos logísticos no transporte em Congresso Nacional da área
Maria Clara Aguiar Reche, engenheira formada em 2022 no curso de Engenharia de Produção da Uniube, teve o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado como artigo em um dos maiores congressos nacionais da área, o XLIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). O trabalho teve como objetivo identificar meios de reduzir os custos operacionais em empresas de transporte e revelou soluções práticas e eficazes que podem beneficiar significativamente tanto as empresas quanto os consumidores finais.
O artigo, intitulado "Proposta de aplicação do kaizen para redução de custos logísticos na frota de uma indústria do setor agroquímico", contou com a orientação e coautoria do professor e gestor do curso de Engenharia de Produção, Wagner Cardoso, que acompanhou todo o período de pesquisa e execução do trabalho.
"Trabalhamos com afinco um semestre inteiro com o objetivo central de transformar uma pesquisa de estudo de caso em um artigo que fosse de fato aceito por grandes revistas ou congressos, como este foi aceito e será publicado pelo maior congresso de Engenharia de Produção do Brasil, o Enegep. Abordar esse tema é vital para que as empresas que utilizam transportes, de quaisquer modais, possam eliminar desperdícios, otimizar custos logísticos e melhorar a rentabilidade dos equipamentos de transporte e demais itens essenciais para a operacionalização do negócio", explica Wagner.
Durante o trabalho, Maria Clara destacou que os maiores custos operacionais para as empresas de transporte atualmente são com a manutenção, o combustível e o pedágio, superando até mesmo a folha de pagamento. Reduzir esses custos é essencial para aumentar a lucratividade das empresas.
"Duas principais importâncias foram identificadas durante o estudo. Primeiramente, a redução de custos operacionais se torna crucial em um país onde 70% do transporte é realizado via rodoviário, e os preços elevados de combustível impactam diretamente o valor do frete, encarecendo produtos para o consumidor final. Em segundo lugar, a pesquisa abordou a questão climática e ambiental, ressaltando que caminhões que consomem menos diesel emitem menos gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental", explica a pesquisadora.
O estudo de caso foi realizado em parceria com uma empresa de transporte de Ribeirão Preto, que permitiu o levantamento detalhado de todos os custos relacionados ao transporte, operação, manutenção, combustível e pedágio. Através de conversas com motoristas e demais funcionários da operação, foram identificadas oportunidades de melhorias, resultando em uma economia significativa de combustível, de aproximadamente R$ 100 mil por mês para uma frota de 54 caminhões.
Maria Clara explica que o tema do trabalho surgiu em 2022, época em que o valor do combustível no Brasil estava em alta. "Com o aumento do combustível, aumenta também o custo da cadeia logística, fazendo com que o consumidor final seja o mais afetado com os aumentos dos combustíveis. O trabalho aborda exatamente isso: como podemos continuar com o transporte terrestre de uma forma mais barata e que também ajude o meio ambiente", conta.
Wagner explica que essa área de logística, debatida e abordada no trabalho da egressa, está entre as 52 áreas de atuação do Engenheiro de Produção. Sendo assim, debater esse tema fará com que empresas de logística e transporte repensem e reavaliem o que pode ser feito para reduzir os custos.
O artigo completo será publicado pelo Enegep nos anais do congresso, previsto para o mês de novembro deste ano.
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Barbara Lemes