Egressa da Arquitetura e Urbanismo recebe menção honrosa com trabalho que propõe requalificação do Cine Teatro São Luiz | Acontece na Uniube

09 de fevereiro de 22

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniube, Nathália Tosta Santana, recebeu menção honrosa durante a última edição do Prêmio TCC, desenvolvido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), com trabalho em que apresentou uma proposta de requalificação arquitetônica do antigo Cine Teatro São Luiz, em Uberaba. O projeto fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa, sob orientação do professor e arquiteto e urbanista, Rodrigo Moretti.

O trabalho intitulado "CineLab - Instituto de Experimentação Audiovisual e Requalificação do Antigo Cine Teatro São Luiz" foi inteiramente desenvolvido e projetado ainda durante a graduação da Nathália, que se formou em janeiro de 2020.

A ex-aluna conta que a escolha do tema se deu pelo fascínio dela por cinema e por patrimônios históricos.  "Como uberabense, minha primeira sessão de cinema foi no Cine Teatro São Luiz, este foi palco de muitas experiências boas, de encontros, de trocas e de cultura.  Logo, o Cine Teatro São Luiz é um lugar de memória e de grande importância na história de Uberaba, mas que fora descaracterizado e desvalorizado ao longo dos anos. A partir desta inquietação, propus como solução um espaço que recuperasse a relevância histórica do antigo cineteatro, bem como atendesse às necessidades atuais da população", explica Nathália.

O professor orientador da Nathália, Rodrigo Moretti, explica que o Prêmio TCC é realizado com o objetivo de aproximar o Conselho das Instituições de Ensino Superior, logo é muito importante que os jovens profissionais e alunos participem da premiação com os trabalhos desenvolvidos antes e após o período de graduação. "A participação dos egressos no Prêmio TCC é uma forma de valorizar o ensino de qualidade durante a formação acadêmica na instituição e também a valorização deles enquanto jovens arquitetos e futuros profissionais arquitetos e urbanistas", comenta.

Para Nathália, ter chegado entre os 20 finalistas de uma das competições estaduais mais importantes da área de Arquitetura e Urbanismo foi resultado do árduo trabalho desenvolvido durante os anos na Universidade. "Foi com imensa felicidade e orgulho que vi meu trabalho sendo premiado pelo CAU-MG e recebi a recompensação de anos de esforço e dedicação. Sempre acreditei no potencial que uma arquitetura tem de trazer benefícios socioculturais para as cidades e as pessoas. Portanto, receber uma menção honrosa como esta, com um trabalho que foi fruto de muito empenho e estudo, voltado diretamente para um equipamento urbano que resgata o potencial cinematográfico da minha cidade natal, me faz crer o quão importante é a minha profissão", comenta.

A arquiteta e urbanista também ressalta a grandeza em apreciar a beleza arquitetônica da cidade natal e desenvolver projetos voltados para o que chama atenção e gosta. "Este trabalho voltado ao Cine Teatro São Luiz me fez perceber como é possível repensar a forma como nos relacionamos com as nossas cidades se passarmos a olhar para o passado não de maneira depreciativa, mas sim como um potencial histórico, cultural e cheio de novas possibilidades. Espero que o CineLab seja a primeira das muitas experimentações arquitetônicas com as quais pretendo contribuir para deixar nossos espaços públicos mais atrativos e funcionais para os cidadãos", finaliza.