Educação que floresceu resultados: Conheça a história do ex-jardineiro da Uniube que se tornou professor e pós-doutor em Odontologia
Gilberto Borges foi jardineiro na instituição, se formou em Odontologia e fez pós-doutorado nos EUA
Da dedicação plantada, Gilberto Borges colheu os frutos do sucesso. O trabalho de jardineiro na Uniube foi o primeiro passo para a descoberta da aptidão para Odontologia, conclusão do curso e, futuramente, a realização do estágio pós-doutoral fora do país.
De origem humilde com o pai e a mãe sendo trabalhadores rurais, o professor não tinha incentivo em casa para estudar e começou a trabalhar cedo para ajudar nas despesas de casa. Foi por meio de trabalho em uma empresa de plantas ornamentais que recebeu o convite para ajudar na plantação do campo de futebol da Uniube e o bom desempenho fez com que ele fosse admitido para ser auxiliar de pedreiro e, posteriormente, chamado para ajudar em um projeto de extensão da Universidade.
"O projeto de extensão 'Pato Branco' do curso de Odontologia atendia à população nas escolas e eu fui convidado para ser auxiliar de limpeza lá e aprender mais sobre a parte técnica. Sendo assim, fiz cursos técnicos de assistência de consultórios odontológicos", conta o educador.
A integração com os alunos despertou em Gilberto o desejo de fazer uma graduação. Porém, a questão financeira, a concorrência e a carga de trabalho o impediam de realizar esse sonho. "Como não dava para fazer a graduação, iniciei um curso em prótese dentária. Me dediquei bastante e, juntamente com o cursinho, consegui ser aprovado no vestibular e comecei o curso à noite".
Na nova rotina, o docente dividia o dia entre trabalhos e estudos. "Lembro que no cursinho, duas pessoas me falaram que eu tinha que enxergar minha realidade, que teria dificuldade para pagar e que não conseguiria fazer o curso de Odontologia. Dentro da Uniube eu nunca tive um não. Sempre alguma porta se abriu. Eu acredito que com saúde não tem como você não realizar aquilo que deseja", destaca o professor.
Hoje, mesmo com todas as dificuldades, Gilberto conseguiu se consolidar profissionalmente e se tornou uma inspiração para todos. "Fiz o curso de Odontologia, fiz a especialização em Odontologia Restauradora, fiz mestrado, fiz doutorado, fiz um estágio pós-doutorado nos Estados Unidos e fui professor visitante lá por um ano. Trabalho como docente no curso de graduação e pós-graduação em nível de especialização na Uniube e atuo como dentista na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Então, posso dizer que me sinto realizado", pontua.
"O conselho que eu dou para aquele que não está em algum curso que tem vontade de fazer é acreditar no sonho. As pessoas julgam, mas se você se dedicar e acreditar, tudo é possível. Eu falo para meus alunos que a Uniube é diferente. Às vezes eles dizem 'poxa, mas tem muito dentista' e eu falo 'gente vocês não têm ideia do diferencial do curso e do poder de fazer a diferença na vida das pessoas'. Depende de você. Esses julgamentos às vezes não são por maldade, mas podem ser um alerta. Não pense nisso, só siga em frente que dá certo", finaliza.
O depoimento dado pelo professor faz parte da campanha "Sem Julgamentos. Só Educação", lançada pela Uniube, que reúne histórias de superação contadas por alunos, ex-alunos e professores da instituição. O vídeo geral da campanha da Uniube, assim como os depoimentos dos personagens, pode ser conferido no YouTube oficial da Uniube e nas redes sociais.
Pâmela Rita