Ecossistema de tecnologia da Uniube Uberlândia aprova bolsas de pesquisa em projetos de Iniciação Científica
A Uniube Uberlândia anunciou a aprovação de quatro projetos de Iniciação Científica (IC) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) na área de tecnologia. Os trabalhos, que começaram em agosto de 2025 e seguem até julho de 2027, receberam bolsas de estudo e recursos financeiros da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEPE).
As pesquisas contemplam temas de Inteligência Artificial, Robótica e Educação, envolvendo três professores orientadores e 12 estudantes de cursos como Controle e Automação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e IA e Ciência de Dados. Entre os destaques estão:
- Sistema Tutor Inteligente (STI): criação de um chatbot para diagnosticar dificuldades de aprendizagem e apoiar a gestão pedagógica, coordenado por Stéfano Schwenck.
- Módulo Inteligente de Feedback Adaptativo: uso de IA generativa para oferecer retorno personalizado em ambientes virtuais de aprendizagem, sob orientação de Clênio Eduardo da Silva.
- SEED ROVER: desenvolvimento de um robô autônomo para semeadura de precisão e monitoramento agronômico, liderado por Renato Máximo Coutinho.
- Projeto Renovado de Feedback Adaptativo: continuidade da pesquisa em IA aplicada à educação, também orientada por Clênio Eduardo da Silva.
Para o gestor dos cursos de tecnologia, Stéfano Schwenck, a conquista reforça o papel da Uniube Uberlândia como polo tecnológico. "A Iniciação Científica aproxima os alunos da prática e da inovação. Projetos como o chatbot tutor e o robô agrícola preparam nossos estudantes para serem protagonistas no mercado e na pesquisa e formar profissionais capazes de inovar o cenário nacional em ciência e inovação."
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia