É HOJE: Direito Uniube promove evento gratuito sobre a guerra na Ucrânia
O curso de Direito da Uniube está com inscrições abertas para o evento "Perspectivas sobre a guerra na Ucrânia". O encontro acontece hoje (12 de maio) e tem o objetivo de debater os fundamentos dos tratados internacionais e suas disposições no tocante a guerras, refletir quais disposições internacionais podem ser aplicadas à Rússia e entender a nova dinâmica de sanções econômicas impostas pelos países e sua relação com a economia global. As inscrições são gratuitas para participações presenciais e podem ser feitas pelo link: EVENTO DIREITO. Já para aqueles que desejam acompanhar on-line, basta acessa o link: TRANSMISSÃO
Em fevereiro deste ano iniciou a guerra entre Rússia e Ucrânia, com a invasão na ex-república soviética por tropas russas, o que tem levado cidadãos à morte e provocado embargos econômicos como resposta à Rússia. A partir de então, cresceram os debates nos diversos setores da sociedade e das organizações internacionais no sentido de questionar a legalidade e legitimidade da medida tomada pelo presidente Vladimir Putin e quais as possíveis consequências no âmbito do Direito Internacional.
Sendo assim, o curso de Direito da Uniube planejou a organização do evento, que visa promover uma formação interdisciplinar dos alunos para a discussão dos aspectos históricos, jurídicos e econômicos que envolvem o conflito. "Este tipo de encontro é importante para que os alunos complementem as informações adquiridas nas disciplinas de Direito Econômico e Direito Internacional, junto com a perspectiva a ser abordada pelo prof. Tássio Franchi, que é professor permanente da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), lecionando as disciplinas Teoria da Guerra e Estratégia Militar.", destaca a diretora do curso de Direito da Uniube, Andrea Queiroz Fabri.
Além do professor Tássio, serão palestrantes também a professora Andrea Fabri e o professor da Uniube, especialista em Direito Ambiental, mestre em Bioética, Rodrigo Borges Barros. "O tema é sensível e de grande importância, uma vez que atinge os interesses econômicos globalizados, políticos e, o mais importante, ofende inúmeras normas internacionais de proteção dos Direitos Humanos. Serão evidenciados os impactos do ato de guerra na escala da Geopolítica, da História, do Direito Internacional e do prisma econômico", pontua o professor Rodrigo.