Diretora dos cursos de Gestão da Uniube integra banca avaliadora de trabalhos no Colégio Nossa Senhora das Dores
Alunos do projeto "Encantos Dominicanos" da instituição de ensino apresentaram propostas de negócio no modelo Canvas voltadas ao mundo digital
A diretora dos cursos de Gestão da Uniube, Alcione Bononi, participou como avaliadora na apresentação de 12 trabalhos finais dos alunos do Curso Técnico em Administração do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD).
Bononi integrou o corpo avaliador da Banca de Apresentação dos Projetos de Negócio e avaliou as propostas de empreendedorismo focadas na criação de aplicativos. As ideias foram elaboradas no modelo Canvas e desenvolvidas ao longo deste ano pelos alunos do projeto "Encantos Dominicanos".
A diretora da Uniube explica que durante as apresentações, os projetos foram analisados de maneira integrada, considerando a clareza na concepção das ideias, o nível de detalhamento das soluções e os aspectos de inovação propostos pelas equipes. Também foi avaliada a pertinência da localização e do layout dos ambientes idealizados, assim como a experiência digital oferecida pelos aplicativos sugeridos.
Além disso, segundo Bononi, a banca ainda observou o alinhamento estratégico entre propósito, missão, visão e valores de cada negócio. Outro ponto fundamental da avaliação foi a capacidade dos alunos de compreender as dores do mercado, apresentando dados, indicadores e justificativas que sustentam a necessidade do produto ou serviço proposto.
"A caracterização do consumidor, a definição das personas e eventuais pesquisas de validação também foram essenciais na análise. As estratégias de marketing, tradicionais e digitais, e a comunicação visual receberam atenção especial, assim como a presença de ações de marketing social e projetos sociais conectados ao negócio."
Por fim, a diretora da Uniube pontua que também foi levada em consideração a coerência das parcerias estratégicas sugeridas e a qualidade da apresentação, organização, clareza e domínio das ideias. De acordo com Bononi, o momento foi marcado pela troca de conhecimentos, incentivo ao protagonismo e fortalecimento da educação empreendedora entre os alunos.
A professora e coordenadora pedagógica, Cátia Helena Brant, destaca que a presença, olhar atento e os comentários construtivos dos membros da banca avaliadora foram cruciais e enriqueceram a experiência dos jovens empreendedores.
"É em momentos como esse que a transformação pela educação se torna ainda mais evidente e potente. Acreditamos que a educação é a chama que acende o futuro, capacitando nossos alunos a não apenas sonhar, mas a construir a realidade que desejam."
"Todos compartilharam não apenas conhecimento, mas também uma postura acolhedora, inspiradora e motivadora, que faz toda a diferença para os nossos alunos. Esse gesto tem um valor que não se mede", complementa o professor e coordenador do projeto, Alex Sandro Oliveira.
Nesse contexto, a diretora da Uniube ressalta os desafios diários que envolvem a transformação do futuro por meio da educação e a necessidade de nutrir, dia após dia, a esperança de um mundo melhor.
"Projetos como esse são uma verdadeira fonte de inspiração. Como é gratificante poder observar no jovem todo o entusiasmo e vontade de fazer diferente. Foi muito bom ver as famílias participando desse momento. Parabéns aos idealizadores do projeto", conclui Bononi.
Vander Souza