Direito Uniube e TJMG firmam parceria para promover ações de solução consensual de conflitos
O curso de Direito da Uniube e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) firmaram uma nova parceria para a criação do Posto de Atendimento Pré-Processual (PAPRE), que irá promover ações de solução consensual de conflitos no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade.
O PAPRE será uma extensão oficial dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do TJMG e atuará na promoção de mediação e conciliação na fase pré-processual, ou seja, antes do ajuizamento de uma ação judicial formal.
A Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Romeiro Collaço, destaca que a atividade trará benefícios tanto para a população quanto para os acadêmicos. "Além de contribuir para resolução de problemas da comunidade, esse será mais um campo de atuação prática para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao profissional do Direito. Trata-se de um diferencial que amplia as possibilidades de atuação futura em diversas áreas da carreira jurídica", ressalta.
Para a diretora do curso de Direito da Uniube, Andréa Queiroz Fabri, o convênio reforça o compromisso institucional com a formação humanizada e alinhada às demandas contemporâneas do mercado jurídico. "A parceria entre a Uniube e o TJMG fortalece a pacificação social e enriquece a vivência acadêmica. Os estudantes atuam em negociações por meio da mediação e desenvolvem habilidades cruciais para um mercado cada vez mais orientado a métodos adequados de solução de disputas", afirma.
Pâmela Rita