Diploma universitário aumenta as chances de emprego e melhor salário, aponta pesquisa
O segundo semestre do ano é uma nova oportunidade para quem deseja iniciar uma graduação e dar um passo decisivo rumo ao crescimento profissional. Segundo dados do Instituto Semesp, pessoas com ensino superior completo têm, em média, salários 2,5 vezes maiores do que aquelas com apenas o ensino médio. Além disso, a taxa de empregabilidade para quem possui diploma universitário ultrapassa 80%, mesmo em cenários de instabilidade econômica.
De olho nesse cenário, ingressar em uma universidade no segundo semestre permite que estudantes iniciem o curso em julho ou agosto, sem precisar esperar o próximo ano letivo. É o que comenta a Diretora Executiva da Uniube Uberlândia, Priscila Neme, "a entrada no segundo semestre é uma alternativa ideal para quem deseja agilizar a carreira, aproveitar bolsas de estudo ou recomeçar um projeto de vida ainda este ano."
A Diretora também comenta as oportunidade e vantagens, pois além da possibilidade de começar os estudos mais cedo, o ingresso no segundo semestre costuma oferecer:
- Mais vagas remanescentes em cursos concorridos;
- Ofertas de bolsas e descontos especiais;
- Maior flexibilidade de horários e modalidades (presencial, semipresencial e EAD);
- Menos concorrência em processos seletivos.
Tendência de crescimento
De acordo com o Censo da Educação Superior mais recente, mais de 9,4 milhões de estudantes estão matriculados em cursos de graduação no Brasil, sendo que a modalidade a distância representa mais de 60% das novas matrículas. Esse crescimento reforça que o ensino superior segue como uma escolha estratégica para quem deseja melhorar sua qualidade de vida e se destacar no mercado de trabalho, afirma Priscila, "estudar no segundo semestre é a chance de não deixar o tempo passar. O mundo está em constante transformação, e quem se qualifica sai na frente".
Como ingressar na Uniube Uberlândia:
As formas de ingresso variam de acordo com a instituição, podendo incluir:
- Prova Vestibular;
- Nota do Enem;
- Transferência externa;
- Portador de Diploma.