Diagnóstico do Agronegócio de Uberaba é destaque no MG Rural

09 de novembro de 15

O Diagnóstico do Agronegócio de Uberaba, Projeto do Sindicato Rural e do Sebrae, conduzido via recursos do Sebraetec pela Uniube como Entidade Executora, desenvolvido com a participação de alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Ambiental da Uniube, orientado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes, foi destaque neste domingo (8), no MG Rural, da TV Integração, afiliada da Rede Globo.

O projeto consiste em identificar fragilidades para que o sindicato rural possa, em conjunto com os parceiros, propor ações e alternativas para melhorar a permanência do homem no campo com sustentabilidade.

Para essa análise, foram visitadas 300 propriedades, que correspondem a 10% das fazendas inscritas no sindicato rural. Nessas visitas foram aplicados questionários, com perguntas sobre atividades executadas no campo, questões ambientais, sucessão familiar e segurança no campo.

O mesmo questionário foi aplicado há 10 anos atrás também liderado pelo professor André Fernandes. Ao final do projeto, após a análise realizada pelos consultores da Uniube, será publicado um livro, cujos exemplares serão distribuídos para os envolvidos no projeto e para parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Secretaria Municipal de Agricultura e bibliotecas institucionais.  

Assista a reportagem completa em: http://uniu.be/homemcampo