Destaque na mídia: professoras da Uniube criam projetos para facilitar a aprendizagem de deficientes visuais | Acontece na Uniube

18 de outubro de 22

Acostumada a resolver cálculos com frequência, a advogada e professora universitária, Jussara Melo Pedrosa, viu-se diante de um problema sem fórmulas prontas para solucioná-lo. Ela ministrava a disciplina de Direito do Trabalho, na Uniube quando percebeu que uma das alunas tinha deficiência visual. A reação da professora, à primeira vista, foi de apreensão e questionamento interno. Como repassar o conteúdo para uma estudante que não enxergava?

Como boa professora de cálculos, Jussara jamais admitiria um problema sem solução. "Comecei a ensiná-la por meio de fórmulas matemáticas para que pudesse suprir suas necessidades. Ensinava as operações com números inteiros, tendo em vista, na época, não ter calculadora em braile nem mesmo sequer os meios eletrônicos que temos hoje", conta. Assim, Jussara foi construindo fórmulas de acordo com cada conteúdo ministrado. "Aplicando a regra passo a passo, era possível calcular um determinado direito que o empregado fazia jus em receber", diz.

A mesma preocupação em adaptar o ensino a alunos com deficiência visual, também atingiu as professoras de Biologia Celular, Giuliana Thedei e Tatiana Reis, que criaram um projeto de extensão, Metodologia Inclusiva no Estudo da Biologia, para facilitar o ensino da disciplina. O projeto visa produzir maquetes táteis que simulem a composição celular, óssea ou de tecidos musculares.

"Nos cursos da área da saúde, existem disciplinas que exigem que o aluno veja as células e os tecidos ao microscópio, o que para estudantes com baixa visão ou cegos é impossível. Por isso, primeiramente o projeto nasceu a partir da necessidade de criar materiais adequados para um estudante do curso de Educação Física, juntamente com alunos que tinham interesse em questões de inclusão. Ele tem como objetivo montar materiais em alto relevo, adaptados de Biologia Celular e Histologia, para que os estudantes de graduação, que sejam deficientes visuais, possam sentir cada parte da célula e como realmente são", explica Giuliana.

O projeto, que foi fundamental para a inclusão do estudante de Educação Física na disciplina, é agora também utilizado por vários estudantes, pois contribui para a compreensão do assunto. "Nós ficamos muito felizes de poder propiciar o aprendizado de um assunto tão relevante para a área da saúde. A minha missão como docente é orientar o aprendizado e despertar no estudante a vontade de aprender e se necessário, criar materiais e técnicas que levem a esse aprendizado".

As professoras Giuliana e Tatiana pretendem expandir a disponibilização dos materiais. "Esperamos poder ampliar para escolas públicas, uma vez que utilizamos materiais de baixo custo, o que possibilitaria a replicação deles. Queremos também expandir a elaboração de materiais para outras áreas da Biologia como a Embriologia, a Patologia, a Microbiologia", continua Giulianna.

Já as fórmulas criadas por Jussara viraram apostila e são aplicadas, ainda hoje, em sala de aula. A professora planeja publicar um livro com a parte teórica e prática dos ensinamentos de cálculos com as fórmulas. "Quando comecei a criar as fórmulas, passei a ensinar todos os alunos por meio delas. Creio que o livro também será útil aos colegas para aprender o cálculo trabalhista", afirma.

Destaque na mídia

O projeto das professoras foi destaque no Programa Tô Indo deste sábado, na TV Integração. Juntamente com as docentes, alunos também falaram sobre a importância do projeto para a inclusão na Universidade.

Clique aqui e confira

A Instituição

Em novembro, a Uniube comemora 75 anos de história na Educação. Atualmente, a Universidade possui mais de 100 cursos de graduação e 130 de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Possui mais de mais de três mil colaboradores diretos, sendo responsável pela formação de mais de 100 mil profissionais nas mais diversas áreas, com destaques em todo o mundo.

A Uniube está presente em mais de 150 polos no País, tendo sido uma das pioneiras no EAD. Vários programas são desenvolvidos na Universidade, muitos premiados. O incentivo à pesquisa é feito por meio da iniciação científica com a concessão de dezenas de bolsas para alunos de graduação. Para a inovação e o empreendedorismo, a Universidade possui a Incubadora de Negócios (Unitecne), que apoia ideias da própria Instituição e da comunidade em geral. A Uniube também tem sido referência nos atendimentos prestados à comunidade. Mais de 200 mil pessoas, por ano, são atendidas direta ou indiretamente por meio dos serviços das Clínicas Integradas, do Núcleo de Práticas Jurídicas, do Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura, do Mário Palmério Hospital Universitário, do Hospital Regional José Alencar, do Instituto Maria Modesto, do Hospital Veterinário da Uniube e da Extensão Uniube.

Seja Uniuber

A Uniube está com inscrições abertas para ingresso na Instituição, confira abaixo:

- Vestibular presencial xeque-mate, inscrições até 02 de novembro, provas presenciais dia 05 de novembro em Uberaba e Uberlândia. Bolsas de 80% para o primeiro colocado de todos os cursos, exceto Medicina.

Vestibular EAD - Matrícula e 1ª mensalidade grátis, válido em todos os polos EAD Uniube espalhados no Brasil.

Pós-graduação Uniube - especialização, MBA, Mestrado e Doutorado. Cursos em todas as áreas do conhecimento: presenciais, ao vivo e EAD.