Da Uniube para o mundo: egressa de Publicidade trabalha no marketing do joalheiro Jack Vartanian | Acontece na Uniube

18 de fevereiro de 20

Foi logo após a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda que Karinne Cristina de Melo Silva decidiu se aventurar em um intercâmbio em Nova York, nos Estados Unidos. O esforço e a continuação dos estudos para se destacar no novo ambiente levaram a publicitária a alcançar um emprego no departamento de marketing internacional do joalheiro Jack Vartanian.

“Um bom publicitário deve saber utilizar todas as ferramentas de comunicação e marketing. Para isso, a criatividade é fundamental. Mas somente ser criativo hoje em dia não é o suficiente, o profissional tem que estar sempre atualizado, especialmente com o grande crescimento do mercado on-line. É importante saber trabalhar em equipe, ser persistente, estar sempre bem informado e conseguir enxergar as oportunidades”, destaca.

Formada há 20 anos, Karinne explica que as amplas possibilidades de atuação na área da comunicação oferecidas pela Publicidade foram essenciais para a escolha da graduação. “Na época era um curso novo e que me chamou muita atenção. Eu sou de Brasília e nunca havia visitado a cidade de Uberaba, mas o curso me interessou muito, então resolvi prestar vestibular na Universidade de Uberaba”, conta.

Ao viajar para os Estados Unidos, a publicitária decidiu estudar inglês por dois anos e realizar um curso de Fashion Stylist. “Trabalhei como freelancer [autônoma] em marketing para algumas marcas, tais como Schultz. Fui coordenadora de eventos da empresa TAO Group e, por fim, entrei para a equipe de marketing do Jack Vartanian”.

Para Karinne, a graduação foi um período de descobertas e aprendizados. “Tive a oportunidade de desenvolver vários projetos criativos e assimilar diferentes estratégias de comunicação. Sou imensamente grata a todos os professores, os quais contribuíram com seus conhecimentos, disponibilizando ferramentas de aprendizado para que hoje eu pudesse ter sucesso naquilo que gosto de fazer. Com certeza, o curso me proporcionou uma base forte para que hoje eu possa exercer minha carreira”, enaltece.

A publicitária enfatiza que a continuação dos estudos é de grande importância para quem quer se destacar na profissão. “Leia bastante, faça cursos e esteja sempre aberto à inovação. Conecte-se a outros profissionais da área, crie uma constante troca de informações e experiências. Estamos em uma era digital em que tudo é muito rápido e você tem que estar sempre à frente com novas estratégias. E o mais importante: faça o que você gosta, como dizia Mark Twain: ‘Encontre um trabalho que goste de fazer e nunca trabalhará um dia na sua vida’”, conclui.

O curso de Publicidade e Propaganda

A Publicidade é uma das carreiras que têm conseguido se reinventar e oferecer aos profissionais diversas possibilidades de atuação. A formação acadêmica em Publicidade e Propaganda possibilita o trabalho em agências de publicidade, departamento de marketing de empresas ou em iniciativas empreendedoras com habilidades inerentes à profissão, como produtoras de vídeo, de áudio, foto publicitária, organização de eventos, assessorias de comunicação e outros.

Em Minas Gerais, a Universidade de Uberaba (Uniube) oferece o curso de Publicidade e Propaganda há 40 anos. A tradição da instituição de ensino e os diferenciais do programa de disciplinas têm contribuído para a alta inserção dos egressos no mercado de trabalho regional e nacional. Trata-se de um currículo que desenvolve habilidades e possibilita ao profissional escolher a área que mais se adequa à personalidade dele.

A cada novo semestre, o curso da Uniube recebe aproximadamente 25 novos alunos com perfis muito distintos. “Quando falamos do perfil de alguém que quer cursar Publicidade, a gente não pode repousar apenas na palavra criatividade. Geralmente, os alunos da Publicidade são pessoas extrovertidas, ambiciosas e ligadas à arte. Pessoas que gostam e prezam a liberdade no dia a dia e não se veem trabalhando em funções que requerem rigor”, ressalta a coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Audiovisual da Uniube, professora Celi Camargo.