Da sala de aula aos jogos: aluna de Educação Física presencial da Uniube concilia estudos com handebol | Acontece na Uniube

12 de junho de 24

Drible, tiro lateral, defesa... são vários fundamentos que compõem o handebol, esporte criado em 1919, que faz parte da rotina da aluna de Educação Física Yasmin Bianchi. No primeiro período do curso, a estudante, que joga há 10 anos, concilia os estudos com os treinos.

Segundo ela, o histórico esportivo foi um dos fatores que a fez escolher Educação Física. "Sempre foi o meu desejo fazer o curso e me sinto mais realizada como atleta por fazer o que gosto. Também tenho mais facilidade com o conteúdo e mais chances de conseguir um estágio na área", comenta.

Além de treinar todos os dias, a atleta também participa de campeonatos na cidade e em outros estados. O mais marcante deles foi o Campeonato Mineiro. "Esse campeonato foi estadual e teve a presença de jogadores de todo o país. Na ocasião, o meu time foi campeão e eu fui eleita a melhor ponta esquerda da competição em 2022", destaca Bianchi.

Na graduação presencial, o handebol é ministrado no 6º período e tem o objetivo de correlacionar a teoria com a prática, além de incentivar os estudantes a desenvolverem habilidades essenciais para a futura carreira.

A coordenadora do curso, Lucimara Perente Domiciano, reforça o diferencial da prática esportiva aliada ao ensino teórico para uma formação abrangente e holística. "Essa união prepara os alunos para se destacarem como profissionais versáteis em diversas áreas relacionadas à saúde, esporte e lazer."

Quando questionada sobre o futuro, Yasmin diz que ainda está em processo de descoberta do curso, mas que tem o desejo de trabalhar com esporte. "Posso gostar de alguma outra área específica, mas até então quero procurar uma profissão relacionada aos esportes de quadra", finaliza.

Apoio aos esportes de alto rendimento

O apoio aos esportes de alto rendimento integra a nova estratégia da marca Uniube. Esse processo, que começou em 2022, posiciona a Universidade na competição do mercado nacional ao lado dos grandes grupos educacionais do país.

Entre os investimentos já realizados estão o patrocínio, via Praia Clube, para as atletas Duda Lisboa e Ana Patrícia, Brasileirão Série B, Campeonato Mundial de Vôlei, Liga Nacional de Futsal, entre outros.

A supervisora de esporte, Natalia Papacidero Magrin, afirma que apoiar eventos, práticas esportivas e atletas fomenta e dá subsídios para a promoção do esporte desde a iniciação até o alto rendimento.

"O esporte é uma manifestação cultural capaz de influenciar a sociedade e o estilo de vida das pessoas. Sendo assim, patrocinar essas práticas demonstra a responsabilidade social da Universidade com a formação ampla dos cidadãos", pontua.