Duda Lisboa, é marcada por superação,..."> Da insegurança com o corpo ao reconhecimento mundial: conheça a trajetória de Duda Lisboa, uma das atletas mais jovens a receber o título de melhor do mundo | Acontece na Uniube Duda Lisboa, é marcada por superação,...">

16 de julho de 24

A trajetória da atleta de vôlei de praia e campeã mundial, Duda Lisboa, é marcada por superação, resiliência e uma paixão inabalável pelo esporte. Desde criança, Duda enfrentou desafios que iam além das quadras de vôlei de praia. Acima do peso, ela sofreu bullying de pessoas que a chamavam de "gordinha" e "baleia". Adjetivos que feriram a autoestima da atleta e gerou uma cobrança pessoal para que ela se encaixasse no "corpo ideal".

A pressão para se encaixar em um padrão de beleza imposto pela sociedade sempre foi um peso sobre os ombros de Duda. "Me diziam que eu precisava emagrecer, tirar o doce, ter um abdômen definido. Mas meu corpo ainda estava em desenvolvimento e eu não entendia que isso fazia parte do processo da minha idade. Isso tudo foi uma questão que me afetou psicologicamente", relembra a atleta.

Duda Lisboa é um exemplo vivo de que, com determinação e apoio, é possível transformar adversidades em conquistas. De uma menina que sofreu bullying a uma atleta consagrada, ela se destacou. Em 2018, aos 20 anos, recebeu o título de atleta mais jovem a vencer o Circuito Mundial e ser eleita a melhor do mundo. O título se repetiu no ano seguinte, aos 21 anos. Já em 2022, ao lado da atual dupla, Ana Patrícia, Duda conquistou o Mundial em Roma.

Apesar dos julgamentos, Duda encontrou forças para continuar. Ela conta que a mãe, também atleta do vôleio, Cida Lisboa, foi uma fonte constante de apoio e, além de ser sua treinadora pessoal, persistiu para que Duda seguisse no esporte. Com o tempo e muita dedicação, Duda transformou a dor do bullying em combustível para alcançar seus sonhos.

"Você não tem direito de julgar ou de falar do outro. Eu só escuto o que é bom para mim, que vem de pessoas que me amam. Você tem que estar bem com você mesmo e viver a sua vida do jeito que quiser. Eu sempre vou fazer o que é melhor para mim, para minha família e para meus amigos para me fortalecer. Ainda tem um pouco desse pensamento de julgamento e eu tenho que ter compaixão para entender que eu tenho que ter paciência comigo mesmo. É um processo de terapia, um processo da vida e não em pensa que o que o outro fala que é o certo. É isso que importa", reflete.

A jornada de Duda Lisboa é uma celebração da coragem e do amor próprio. De uma menina que sofreu bullying a uma atleta consagrada, ela nos ensina que a superação é um caminho árduo, mas repleto de recompensas para aqueles que têm a coragem de percorrê-lo.

O depoimento dado pela atleta faz parte da campanha "Sem Julgamentos. Só Educação", lançada pela Uniube, que reúne histórias de superação contadas por alunos, ex-alunos e professores da instituição. O vídeo geral da campanha da Uniube, assim como os depoimentos dos personagens, pode ser conferido no YouTube oficial da Uniube e nas redes sociais.

Barbara Lemes