Da graduação ao pós-doutorado: ex-aluna completa ciclo acadêmico na Uniube | Acontece na Uniube

Da graduação ao pós-doutorado: ex-aluna completa ciclo acadêmico na Uniube

28 de fevereiro de 24

Com a carreira acadêmica quase inteiramente feita na Uniube, a cirurgiã-dentista Gabriella Rodovalho Paiva iniciou o seu pós-doutorado em novembro de 2023 com pesquisas sobre anomalias dentárias e genética. Formada em Odontologia na Uniube em 2015, ela finalizou o Mestrado também na Universidade, em 2020, e agora trabalha em parceria com os professores doutores Christian Kirschneck e Érika Calvano Küchler, pesquisadores da Universidade de BONN, na Alemanha.

"Finalizei meu Doutorado em 2023, pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP/USP), e retornei para a Uniube para iniciar o pós-doutorado. Durante o período do meu Mestrado, usufrui ao máximo de todas as oportunidades que surgiram junto à Uniube e ao meu orientador, professor doutor Cesar Penazzo Lepri, para aprimorar minhas habilidades profissionais e pessoais, como as participações em congressos, publicações de artigos, auxílio aos alunos e afins", relembra Gabriella Paiva.

Ela ressalta que, durante o Mestrado na Uniube, também participou de trabalhos junto à comunidade, por meio da Extensão. "Diante de toda a minha história com a Uniube, retornei para realizar o pós-doutorado. Sinto-me feliz e realizada por isso. E espero, mais uma vez, juntamente com o professor Cesar, meu supervisor, seguir mais um caminho de sucesso", comenta. Sua trajetória acadêmica e profissional é marcada por uma busca constante por excelência e contribuições valiosas para a comunidade acadêmica e científica.

"Atualmente, estamos estudando a respeito das alterações dentárias x genética. De maneira bem simples, o projeto de pesquisa financiado pela Capes é voltado para o estudo das alterações dentárias investigadas a partir do material genético, seja DNA ou RNA. Para isso, utilizamos marcadores específicos para identificar, por exemplo, ausência de dentes, alterações dos ossos da face, variações no formato da coroa e da raiz, além de outras inúmeras modificações que podemos mapear", explica a profissional.

O supervisor do projeto de pós-doutorado, Prof. Cesar Penazzo Lepri, também é o coordenador do Programa de Pós-graduação em Odontologia - Mestrado Acadêmico da Uniube desde fevereiro de 2014. Segundo o Prof. Cesar, o Mestrado em Odontologia possibilita a participação em projetos de pesquisa de alunos da graduação ao pós-doutorado. O Curso é reconhecido pela Capes com o Conceito 4 e inicia, em março, a 20ª Turma de Mestrado. "Tivemos sucesso total no Processo Seletivo da 20ª Turma, com inscrição de mais de 40 candidatos. A alta demanda pelo Curso reflete a tradição em pesquisa e pós-graduação da Uniube, notadamente na área de Odontologia", destaca o coordenador.