Cursos da Uniube Uberlândia são destaque no Guia Quero Estadão | Acontece na Uniube

Cursos da Uniube Uberlândia são destaque no Guia Quero Estadão

02 de dezembro de 20
1 / 1

Os cursos de graduação da Uniube Uberlândia receberam uma boa classificação na edição 2020 do Guia Quero Estadão das Faculdades e se destacaram entre os demais cursos das instituições de ensino particulares da cidade. A avaliação foi realizada nos cursos de Engenharia Civil (4 estrelas), Administração, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica (3 estrelas). O levantamento foi realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela startup Quero Educação. Mais de 14 mil cursos de graduação de todo Brasil foram avaliados.


Para o gestor do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, professor Carlos Henrique Barreiro, o resultado é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito com sucesso desde 2002, fundamentado em três pilares do processo educacional: currículo, carga horária e estrutura com laboratórios e corpo docente de excelência. "Hoje temos certeza de que somos a melhor universidade particular a oferecer o curso de Engenharia Civil na região", afirma.


O curso de Engenharia Civil é aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e atende a todas as atribuições que o Conselho Federal de Engenharia exige. "Abordamos todos os conteúdos necessários para formação plena do engenheiro civil, dentro das cinco grandes áreas: hidráulica e recursos hídricos. construção civil, estruturas, transportes, solos e geotecnia. Nosso curso é bastante dinâmico, e os alunos encontram muita facilidade para ingressar em estágios devido ao nosso bom relacionamento com o mercado e entidades, como Sinduscon, Seconci e Siticom", explica Barreiro.


Já o gestor do curso de Engenharia de Produção, professor Fabrício Pelizer, acredita que a avaliação do Guia demonstra o quanto o curso está alinhado com o mercado, a empregabilidade e a formação técnica do aluno. "Mostra que estamos no caminho certo, a força do curso e do nosso corpo docente para a formação do profissional. Nosso ponto forte é a prática nos laboratórios, conciliada com a formação teórica, permitindo a construção de um bom relatório experimental. Temos também um bom relacionamento com empresa e indústrias locais para visitas técnicas e realização de atividades", diz.


Avaliação Enade


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação, que mede o rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.


A Uniube Uberlândia manteve o bom desempenho na prova, cursos de Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental (nota 3). Para o professor Pelizer, que também é gestor do curso de Engenharia Ambiental, o resultado é fruto do comprometimento e da participação dos alunos.


Já o curso de Direito participou três vezes do exame e manteve a nota. "Estamos acima da média no cenário local, em comparação com as universidades particulares. Nossos pontos fortes são a inserção dos alunos nos mercados de trabalho, com o programa de estágios, e a atuação do nosso Núcleo de Práticas Jurídicas, um escritório montado para atender a população que não tem condições de arcar com os custos de processos", explica o gestor do curso, professor Alexandre Correa do Espírito Santo.