Curso Técnico de Enfermagem realiza visita técnica no Hemocentro de Uberaba | Acontece na Uniube

Curso Técnico de Enfermagem realiza visita técnica no Hemocentro de Uberaba

20 de maio de 24

Alunos do 4º período do curso Técnico de Enfermagem tiveram uma aula diferente e uma ação prática especial, na última semana. A turma realizou uma visita técnica ao Hemocentro de Uberaba, a fim de conhecer a participação da equipe de Enfermagem no processo de doação de sangue, desde o cadastramento, passando pela coleta, armazenamento e exames laboratoriais.

A turma foi acompanhada pela professora Damiana Monteiro, coordenadora do estágio do curso técnico. Durante a visita, alguns dos alunos aproveitaram para realizar a doação de sangue e conscientizar sobre a ação voluntária que pode salvar vidas.

"Realizar essa visita é importante para que os alunos vivenciem as etapas do ciclo do sangue na prática e atuação do técnico em Enfermagem. Além disso, conscientiza os futuros profissionais sobre a importância da doação de sangue, a fim de fidelizar doadores e o abastecimento do estoque, que está em situação crítica. Doar sangue é um ato de solidariedade. É um recurso essencial para diversas situações clínicas como urgências, cirurgias de grande porte e outras condições. Estima-se que cada doação possa salvar a vida de até quatro pessoas", explica a professora coordenadora.

A visita fez parte dos componentes das disciplinas Segurança do paciente, Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Urgência e Emergência e Enfermagem em Oncologia. Além da doação de sangue, alguns alunos também realizaram o cadastramento no banco de doadores voluntários de medula óssea.