Curso de Direito realiza Júri Simulado | Acontece na Uniube

Curso de Direito realiza Júri Simulado

03 de dezembro de 18

O curso de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) realizou um Júri Simulado com alunos do segundo período. A simulação visa mostrar para os alunos a reprodução de uma sessão de julgamento em um Tribunal do Júri. A atividade é um trabalho de conclusão da disciplina Argumentação Jurídica e Hermenêutica sob a orientação da professora Helena Borges Ferreira.

Neste ano, sete turmas do segundo período foram divididas em pequenos grupos para realização da atividade. O objetivo é que todos os alunos possam participar do Júri. “Ao longo do semestre nós trabalhamos a interpretação de algumas leis, a parte argumentativa, os tipos de argumento e as formas de discurso  no Júri Simulado, eles aplicam os conteúdos praticados ao longo do semestre, ou seja, postura,  desenvolvimento da oralidade e conteúdo do livro que eles estão julgando”, destaca a professora Helena Borges.

A aluna Júlia Maria Eustáquio foi a juíza da primeira sessão do Júri Simulado. Ela realça a responsabilidade do trabalho. “É uma emoção muito grande, porque esse é o nosso primeiro júri e talvez seja único e nós vamos nos lembrar dele o resto da vida. Como juíza vejo a responsabilidade que eu passo para os meus amigos”. A aluna afirma ainda que esse é o seu objetivo. “Eu pretendo seguir a carreira de magistratura, então eu vejo isso como um passo muito importante, porque eu já me sinto nessa posição”, ressalta.

No Júri os alunos julgam o conteúdo de um determinado livro utilizando o conteúdo aprendido em sala de aula. Em uma das simulações, foi julgado o livro “Revolução dos Bichos”, por exemplo. Um romance que narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela União Soviética na época de Stalin, satírico do escritor inglês George Orwell. O livro foi publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e teve Napoleão (porco) como personagem principal e réu no Júri Simulado.